AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Pokémon da semana 051 - Azelf

Pokédex

Azelf, o pokémon da força de vontade. Conhecido como "Essência da Força de Vontade". Ele dorme no fundo de um lago para manter o mundo em equilíbrio. É pensado que Uxie, Mesprit e Azelf vieram todos no mesmo ovo. Quando Azelf voou, as pessoas ganharam a determinação para fazer coisas. Era o nascimento da força de vontade. É dito que este pokémon deu aos humanos a determinação necessária para enfrentar todas as dificuldades da vida.  

Informação geral
Nome americano: Azelf
Nome japonês: Agunomu
National Dex: #482
Espécie: Força de vontade
Tipo: Psychic
Gênero: sem gênero
Altura: 0,3m (1ft 0in)
Massa: 0,3kg (0,7lbs)
Cor: azul
Ability: Levitate (o pokémon fica imune a ataques tipo Ground, Spikes, Toxic Spikes e a habilidade Arena Trap. Perde o efeito da habilidade depois de usar Ingrain, estiver segurando Iron Ball ou se Gravity está em campo).
Dex Entry (Diamond): Conhecido como "Essência da Força de Vontade". Ele dorme no fundo de um lago para manter o mundo em equilíbrio.
Dex Entry (Pearl): É pensado que Uxie, Mesprit e Azelf vieram todos no mesmo ovo.
Dex Entry (Platinum): Quando Azelf voou, as pessoas ganharam a determinação para fazer coisas. Era o nascimento da força de vontade.
Dex Entry (HGSS): É dito que este pokémon deu aos humanos a determinação necessária para enfrentar todas as dificuldades da vida.  

Informação adicional
Tier: OU
Catch Rate: 3
Nível de felicidade quando capturado: 140
EXP até o lv.100: 1.250.000
Egg Group: No Eggs
EVs por derrotar Azelf: 2 atk e 1 sp.atk
Base Stats:
- hp [75] 151º
- atk [125] 24º
- def [70] 208º
- sp.atk [125] 17º
- sp.def [70] 214º
- spd [115] 18º
- total: 580 34º
Fraquezas e resistências:
x2
Bug, Ghost e Dark
x1
Normal, Fire, Water, Electric, Grass, Ice, Poison, Ground (com Levitate desativado), Flying, Rock, Dragon e Steel
x1/2
Fighting e Psychic
x0
Ground (com Levitate ativado)

Como Capturar
DPPt: Após os acontecimentos no Spear Pillar, Azelf pode ser encontrado no Lake Valor, no level 50. 

HGSS: Indisponível nessas versões.

Estratégia: No level 50, Azelf não tem muitos ataques que causem um dano muito grande (em DP, ele sabe Confusion, Uproar e Future Sight e em Platinum ele sabe Swift, Future Sight e Uproar), porém ele sabe Nasty Plot, que pode tornar os ataques ofensivos mortais. É altamente recomendado um pokémon Dark (pois é imune a ataques Psychic) ou Ghost (que é imune a ataques Normal). Tome cuidado com o ataque Uproar, pois impede o uso de ataques que causem Sleep (como Hypnosis e Spore). Um pokémon Ghost resolve o problema do Uproar. Spiritomb é altamente recomendado no time, pois ele aprende Hypnosis e é imune a todos os ataques do Azelf no level 50. Como é uma caverna, Dusk Ball, terá Catch Rate máxima, e senão funcionar por 30 turnos, comece a usar também Timer Balls. Abaixo, está um vídeo, com uma boa estratégia para se capturar um Azelf (crédtos ao usuário do youtube ZethxGPX). 

Move Set

Overview

Azelf é um pokémon versátil. Devido a sua grande Speed, ele pode ser um ótimo Lead. Devido aos grandes atk e sp.atk, ele também pode ser um ótimo Sweeper. E, por mais estranho que pareça, ele também pode desempenhar um bom papel de supporter, colocando Reflect e Light Screen no campo. Sem falar que Azelf tem inúmeras opções de ataques, sempre sendo um enigma para seus adversários. Azelf também não é feito só de coisas boas, seu tipo não o favorece muito, sendo fraco a um dos ataques priositários mais fortes, Sucker Punch. E também não é nem um pouco resistente, sendo derrotado por pokémon mais rápidos que ele.

A fada azul se sacrifica em prol dos seus companheiros
- Stealth Rock
- Fire Blast / Psychic
- Explosion
- Taunt
Item: Focus Sash
EVs: 4 HP - 252 sp.atk - 252 speed
Nature: Naive

Comentários:
 Como foi dito no Overview, Azelf desempenha um ótimo papel como Lead devido a sua velocidade e seus bons stats ofensivos. Stealth Rock ajuda muito o time, sendo um Entry Hazard essencial. Fire Blast derrota Leads como Scizor, Jirachi e Metagross, que resistem a Explosion. Se preferir, use Psychic para ter um STAB. Explosion faz uma boa combinação com Stealth Rock e Focus Sash. Se Azelf for mais rápido que o pokémon adversário, ele pode usar Stealth Rock no primeiro, levar algum dano, sobreviver devido ao Focus Sash e no segundo turno derrotar o outro Lead com Explosion. Taunt pode ser útil para desistabilizar lead mais lentos, como Sandslash, Donphan e Roserade sem Choice Scarf.

A fada azul owna
- Explosion
- Flamethrower
- Psychic
- Grass Knot / U-Turn
Item: Life Orb
EVs: 40 atk - 252 sp.atk - 216 speed
Nature: Naive

Comentários:
Com Life Orb, Azelf pode mostrar seus dois lados ofensivos: físico e especial. Explosion para destruir grandes Walls ou pokémon realmente problemáticos. Flamethrower para derrotar pokémon Steel e Psychic como STAB. Grass Knot pode ser usado para derrotar pokémon como Hippowdon e Swampert. U-turn pode ser usado no lugar do Grass Knot para o Azelf escapar da batalha.

A fada azul tem a capacidade de arquitetar planos malígnos
- Nasty Plot
- Flamethrower
- Psyquic
- Grass Knot / Hidden Power Fighting / Thunderbolt
Item: Life Orb / Expert Belt / Leftovers
EVs: 252 sp.atk - 4 sp.def - 252 speed
Nature: Timid

Comentários:
Com Nasty Plot, Azelf se torna um grande sweeper especial. Flamethrower derrota Steels e Psychic é o STAB. Grass Knot para derrotar Tyranitars, Hippodowns e Swamperts. Hidden Power Fighting para acertar mais forte Blisseys, Heatrans e Pokémon Dark (que são imunes a Psychic). Como última opção, Thunderbolt também é usável para derrotar pokémon Water com mais força do que Grass Knot, como Vaporeon e Gyarados. A escolha dependendo do que você prefere: Life Orb faz o dano aumentar muito tornando possíveis vários OHKO, porém o Azelf fica mais frágil devido a perda de HP. Expert Belt também aumenta o dano, mas só quando o ataque é super-efetivo. Por último, Leftovers recupera o HP do Azelf tornando possível resistir a ataques mais fracos (como Shadow Sneak de Dusknoir), porém Azlef perde OHKOs muito importantes.

A fada azul faz mágicas para criar barreiras e proteger seus amigos
- Reflect
- Light Sreen
- Explosion / Stealth Rock 
- Taunt / Stealth Rock
Item: Light Clay
EVs: 252 HP - 4 sp.def - 252 speed
Nature: Jolly

Comentários:
É um set muito útil como suporte, principalmente para times ofensivos. Explosion pode ser usado depois que usar Reflect e Light Screen. Taunt é para impedir o adversário de usar ataques que causem condições especiais, como Thunder Wave. Se preferir, use Stealth Rock no lugar dos últimos 2 taques. Mande o Azelf contra algum Sweeper mais lento que ele, como Houndoom ou Tyranitar. No primeiro turno em campo, use o ataque que torne possível o Azelf sobreviver ao ataque do oponente: Reflect para danos físicos e Light Screen para danos especiais. 

A fada azul causa danos físicos ao escolher qual dente quer arrancar
- Zen Headbutt
- Ice Punch / Fire Punch / Thuder Punch
- Explosion
- U-turn / Trick
Item: Choice Band / Choice Scarf
EVs: 252 atk - 4 sp.def - 252 speed
Nature: Jolly / Adamant

Comentários:
O set físico é muito útil para enfraquecer o time adversário (com Choice Band) ou derrotar pokémon já enfraquecidos (usando Choice Scarf). Zen Headbutt é o STAB físico. Explosion causa um grande estrago em qualquer pokémon que não o resiste. Ice Punch, Fire Punch e Thunder Punch são todas opções viáveis para se usar, mas sua escolha dependerá das necessidades do seu time: Ice Punch derrota pokémon Dragon, fire Punch derrota Pokémon Steel e Thunder Punch derrota pokémon Water. Como último ataque, U-turn pode ser usado para descobrir o time adversário, fazendo com que ele troque para algum fainter de Azelf enquanto você usa U-turn para mandar um fainter do fainter dele. Trck também pode ser usado para arruinar as Walls que ele mandar, pois nenhum Hippondown gostaria de receber um Choice Scarf ou um Skarmory de um Choice Band. Entre as natures, escolha Jolly se escolheu Choice Band e Adamant se escolheu Choice Scarf.

A fada azul preferiu usar pó mágico
- Psychic
- Flamethrower
- Grass Knot / Thunderbolt
- Trick / U-turn / Explosion
Item: Choice Specs / Choice Scarf
EVs: 252 sp.atk - 4 sp.def - 252 speed
Nature: Timid / Modest

Comentários:
O set choiced especial é extremamente parecido com o físico, porém pega alguns ataques "emprestados". Psychic é o STAB e Flamethrower para derrotar pokémon Steel. Grass Knot para derrotar pokémon Ground, enquanto Thunderbolt derrota pokémon Water. Como último ataque, Trick serve para atrapalhar os Walls adversários, U-turn serve para descobrir o time do adversário ou Explosion, que serve para tirar do campo aquele pokémon extremamente irritante. Use Choice Specs se prefere um Azelf que tira muito dano dos pokémon adversários porém é mais frágil ou use Choice Scarf se prefere que o Azelf derrota pokémon já enfraquecidos. Quanto a nature, Timid, se usar Choice Specs, e Modest, se usar Choice Scarf. Se quiser usar U-turn ou Explosion, use natures que não diminuam o atk, como Hasty (+speed) ou Mild (+sp.atk). 

Azelf Fainters
Pokémon que resistem os ataques mais comuns do Azelf se destacam, entre eles, Spiritomb, que é imune a Explosion e Psychic, e pode derrotá-lo com Sucker Punch ou queimá-lo com Will-O-Wisp e Heatran, que resiste Explosion, Psychic, Flamethrower, Ice Punch e Grass Knot. Heatran só deve ter cuidado com um raro Hidden Power Fighting. Tyranitar é imune a Psychic e só teme um Grass Knot depois de 1 ou mais Nasty Plots. Walls especiais (mas que também conseguem tomar danos físicos), como Cresselia, Blissey e Togekiss, só temem Explosion (no caso do Togekiss, deve-se tomar cuidado com um possível Thunderbolt) e podem paralisar o Azelf em troca, tornando-o praticamente inútil. Snorlax faz o mesmo, só que derrota o Azelf com alguns Crunch. Scizor e Weavile resistem a tudo, exceto Flamethrower, e podem derrotar o Azelf com um Pursuit ou outros ataques Dark. Para derrotar o set Lead, Um Lead mais rápido, como Aerodactyl, pode usar Taunt antes dele. Jirachi com Choice Scarf pode derrotar o Azelf usando consecutivos Iron Heads. No set Dual Screen, algum pokémon com Taunt mais rápido que o Azelf pode impedir que ele use Reflect e Light Screen. Um pokémon Mixed Sweeper também pode ser efetivo, permitindo que só um dos ataques seja usado.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Imagens: Bulbapedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário