AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Novos nomes do metagame - as surpresas da 5ª geração

Com o novo metagame, foram revelados novos pokémon com capcidades incríveis de suporte ou de sweeping. Não pense que estou falando dos novos pokémon, pois estou me referindo a antigos NU e UU do metagame passado que vieram com tudo no novo. Também de pokémon OU que melhoraram ainda mais e outros que pioraram e passarão a não ser mais usados. É disso que este post se trata, falar sobre os antigos pokémon, e os efeitos que a nova geração trouxe a eles.

Os pokémon que renasceram das cinzas








Ninetales e Politoed
Antes de BW, só Groundon e Kyogre podiam por climas Sunny ou Rain no campo, respectivamente. Mas agora essa capacidade também é compartilhada por Ninetales e Politoed. Agora os dois tem as habilidades Drought (para Ninetales) e Drizzle (para Politoed), somente obtidas via Dream World. A partir de agora, se acostume muito com eles, pois eles vão aparecer muito daqui para frente.

Chansey, Murkrow, Porygon2 e Dusclops
Uma novidade do metagame de Black e White é que agora a Evolution Stone (um item novo), quando seguradas pelas pré-evoluções a def e a sp.def desses pokés são dobradas. Chansey e Dusclops ficariam em uma situação parecida, pois embora os dois tivessem 2 enormes bases defensivas eles são tem como atacar ofensivamente, tendo que apelar para Seismic Toss/Night Shade ou algum ataque de como Toxic ou Pain Split para causar algum dano. Porygon2, com suas grandes defesas, consegue ser um ótimo Tank, pois tem Magic Coat e Recover, além de um respeitável sp.atk e ainda tem a habilidade Trace. Murkrow também merece destaque, com sua nova habilidade do Dream World: Mischievous Heart (os ataques que não causam dano acertam o adversário antes dele atacar, excetuando ataques com prioridade mais alta), ele não precisa mais investir na speed nos sets de Stall, podendo gastar os EVs para torná-lo ainda mais resistente.












Cloyster e Omastar
Eles eram pokémon aparentemente esquecidos, que só eram usados em partidas UU. Mas com BW também veio um novo ataque, Shell Smash, que dobra o atk, o sp.atk e a speed, embra diminua a def e a sp.def em 1 estágio. Com Shell Smash, as incríveis capacidades de Sweep do Cloyster e do Omastar foram mostradas. O Cloyster, com sua  habilidade Skill Link, que faz com que ataques que acertam mais de uma vez no turno, como Icicle Spear, sempre acertem o máximo de vezes, consegue derrotar quase todos os pokémon que não resistem seus ataques. E o Omastar pode fazer um grande estrago, pois tem um sp.atk alto e pode ser usado em times de Rain Dance, onde pega boost na speed por causa de sua habilidade, ou em times de Sandstorm, onde tem sua sp.def aumentada por causa do seu tipo Rock.








Xatu
Sua nova habilidade do Dream World Magic Mirror faz com que os ataques que não causem dano lançados contra o Xatu voltem para o pokémon que atacou. Isso é uma ótima habilidade, pois faz ataques como Spikes, Stealth Rock, Toxic, Thunder Wave, Taunt e Whrilwind. Embora ele não tenha stats defensivos tão bons, sua habilidade compensa o seu uso, devido o grande suporte que ela dá.














Blaziken
Blaziken era considerado uma versão "inferior" do Infernape, pois não tinha a mesma speed que ele. Blaziken tinha todos os stats superiores ao do Infernape, exceto speed. Agora, a situação se inverteu. Com a nova habilidade do Dream World Speed Boost, a speed do Blaziken não é mais problema e a medida que a partida avança, será cada vez mais difícil ultrapassá-lo.












Armaldo
Armaldo tem um ótimo atk, com 125 de base, e os outros stats também são bons, exceto pela speed. Agora com a nova habilidade do Dream World Swift Swim, durante o clima Rain, a speed baixa do Armaldo se torna enorme, passado pokémon com base 130 (como Jolteon Timid). Ele será uma grande surpresa do novo metagame, então se preparem para vê-lo frequentemente em times de Rain Dance a partir de agora.









Clamperl
Também beneficiando pelo ataque Shell smash, Clamperl já fazia muito estrago no metagame anterior por causa do seu item DeepSeaTooth, que dobra o sp.atk do Clamperl. Agora, Clamperl tem o suporte de DeepSeaTooth e do Shell Smash, que aumentam ainda mais o sp.atk dele. O problema continua a speed baixa, mas nada que um suporte de Thunder Wave não resolva.












Huntail e Gorebyss
Por serem evoluções do Clamperl, também tem acesso a Shell Smash, e também tiram muito proveito de times de Rain Dance, pois tem a habilidade Swift Swim. Os dois também podem usar Baton Pass para passar os efeitos de Shell Smash para outro pokémon.

Os que já eram bons antes, agora estão ainda melhores


 

Tauros, Feraligatr e Harayama
Com Sheer Force, sua nova habilidade via Dream World, os ataques do Tauros, Feraligatr e Harayama perdem os efeitos secundários, porém ganham incríveis 30% de aumento em sua base power, isso é o mesmo boost de um Life Orb!! A perda dos efeitos secundários não é muito importante, pois esses pokémon não dependem mais do dano dos ataques, e não no que eles podem causar depois do dano. Tauros na 4º geração era NU, talvez ele não suba tanto e vire um BL ou até mesmo um UU, mas com certeza ele vai aterrorizar tudo por onde passar. Feraligatr e Harayama eram UU, possivelmente continuem, ou virem BL, mas também vão botar medo em muitos pokémon.












Gyarados, Pinsir, Heracross, Salamence e Hunchkrow
O que 5 pokémon que são excelentes Physical Sweepers em suas respectiva tiers tem em comum? A nova habilidade do Dream World Moxie, que a cada pokémon adversário derrotado por esses pokémon, eles tem um aumento de 1 estágio no atk. Isso é incrível, pokémon como Gyarados e Salamence depois de alguns Dragons Dance já será rápido o suficiente e não precisará mais usar outros DD só para aumentar o atk. Hunchkrow talvez seja o maior beneficiado, pois embora tenha uma speed pequena, ele possui um dos ataques prioritários mais poderosos: Sucker Punch. Pinsir e Heracross tem a mesma speed, ela não é tão alta, mas com apoio de Baton Passers eles podem levar o time adversário inteiro embora. Pinsir tem Quick Attack como proritário, enquanto Heracross pode usar Pursuit.












Slowbro e Slowking  
Os dois receberam uma nova habilidade via Dream World: Regeneration, que recupera 1/3 do Máx HP quando o pokémon sai da batalha. Essa habilidade é ótima pois diminui os danos causados por Entry Hazards e torna os dois ainda mais capazes de fazerem um bom Stall.














Breloom
Breloom já era um terror com seu set de Focus Punch + Spore, e agora e vai aterrorizar ainda mais. Com sua nova habilidade Dream World Technician, que dá um boost de x1,5 no dano de ataques com base power iguais ou menores que 60, Breloom pode usar ao máximo seu set de Swords Dance.

Os pokémon que vão se aposentar nessa nova geração














Snorlax
Em todos os metagames até agora, Snorlax conseguiu se manter entre os mais usados, mas agora com o novo metagame, que ainda mais rápido que o anterior, as estratégias de Setup lentas do Snorlax não serão mais tão efetivas. E também foram acrescentados vários outros pokémon Fighting, que apresentam enorme perigo para nosso amigo balofo. Durma bem Snorlax.











Swampert
Swampert também não consegue acompanhar o passo da nova geração. Surgiram muitos pokémon  que podem derrotá-lo facilmente ou fazer um set-up na frente dele sem ele poder fazer nada. Sem falar que sua função também pode ser feita por pokémon mais fortes e preparados para o novo estilo de jogo.












Infernape
Infernape era um monstro, destruia quase tudo que via pela frente, ele era um Wallbreaker de primeira. Mas agora, blaziken conseguiu ultrapassá-lo com sua nova habilidade e stat superiores. Surgiram também alguns pokémon Water bem rápidos que podem atrapalhar o sweep do Infernape. Não estou dizendo que ele deixará de ser usado completamente, mas ele vai cair para a tier UU ou menor com certeza ele irá.











Rotom-H
Com Black & White, as novas formas do Rotom não são mais Electric Ghost e sim Electric e o tipo do ataque especial que cada uma tem. Por exemplo: Rotom-H agora é Electric Fire, enquanto o Rotom-W é Electric Water. Com o antigo tipo, o Rotom-H era fantástico, era a minha versão favorita do Rotom, mas agora, ele possui fraquezas a mais e não resiste a tantos ataques quanto resistia antes. Sem falar que ele também perdeu a função de bloquear Rapid Spin.


Espero que tenham gostado do post e até a próxima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário