AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pokémon da semana 050 - Aerodactyl

Pokédex

Aerodactyl, o pokémon fóssil. Um pokémon feroz e pré-histórico que vai na garganta do seu inimigo com suas presas em formato de serras. Um pokémon selvagem que morreu a muito tempo. Ele foi ressuscitado usando o DNA contido em um âmbar. Um pokémon cruel do passado, ele parece ter voado espalhando suas asas e planando. É dito que este cruel pokémon voou em antigos céus enquanto soltava gritos altos e agudos. Em tempos pré-históricos, esse pokémon voava livremente e sem medo pelos céus. Aerodactyl é um pokémom da era dos dinossauros. Ele foi regenerado por um material genético contido em um âmbar. Imaginam que ele tenha sido o rei dos céus nos tempos antigos. Foi regenerado de uma matéria genética de dinossauro que foi encontrada em um âmbar. Ele voa com gritos altos. Um pokémon que vagava pelos céus na era dos dinossauros. Seus dentes são como lâminas de serra.

Informação geral
Nome americano: Aerodactyl
Nome japonês: Putera
National Dex: #142
Espécie: Fóssil
Tipo: Rock/Flying
Gênero: 87,5% macho, 12,5% fêmea
Altura: 1,8m (5ft 11in)
Massa: 59,0kg (130,1lbs)
Cor: roxo
Ability 1: Pressure (quando o oponente ataca ele, é necessário o dobro de pp para usar tal ataque. Quando não está em uma batalha e o pokémon que a tem está em primeiro no time a chance de pokés selvagens aparecer é cortada pela metade).
Ability 2: Rock Head (Impede o pokémon de receber Recoil Damage de ataques como Head Smash. Essa ability não previne o Recoil do Struggle, do Jum Kick e Hi Jump Kick quando falham e o Recoil dos itens Life Orb, Jaboca ou Rowap Berrys).
Dex Entry (DPPt): Um pokémon que vagava pelos céus na era dos dinossauros. Seus dentes são como lâminas de serra.
Dex Entry (Heartgold): Um pokémon cruel do passado, ele parece ter voado espalhando suas asas e planando.
Dex Entry (Soulsilver): É dito que este cruel pokémon voou em antigos céus enquanto soltava gritos altos e agudos.

Informação adicional
Tier: OU
Catch Rate: 45
Nível de felicidade quando capturado: 70
EXP até o lv.100: 1.250.000
Egg Group: Flying
EVs por derrotar Aerodactyl: 2 speed
Base Stats:
- hp [80] 115º
- atk [105] 65º
- def [65] 249º
- sp.atk [60] 274º
- sp.def [75] 186º
- spd [130] 6º
- total: 515 99º
Fraquezas e resistências:
x2
Water, Eletric, Ice, Rock e Steel
x1
Grass, Fighting, Psychic, Ghost, Dragon e Dark
x1/2
Normal, Fire, Poison, Flying e Bug
x0
Ground

Como Capturar
DPPt: Após conseguir a National Dex, achar um Old Amber no Underground e levá-lo para ressuscitar no Oreburgh Mining Museum. Ele estará no level 20.

HGSS: Old Amber pode ser achado usando Rock Smash nas pedras do Ruins of Alph. então leve ao Pewter Museum of Science para se tornar um Aerodactyl.

Estratégia: Ache um Old Amber e o reviva nos museus de cada região.

Move Set

Overview

Aerodactyl, desde a sua criação, se mostra um ótimo pokémon. Com uma das maiores speeds do jogo (exceto usuários de Choice Scarf), Aerodactyl consegue ser um dos Leads mais usados do metagame. Ele ainda com outros ataques de suporte, como Taunt e Stealth Rock. Além de Lead, o Pterodáctilo também consegue ser um  ótimo Sweeper e também um bom Tank. 

A vitória começa logo de primeira
- Stealth Rock
- Taunt
- Earthquake
- Rock Slide / Stone Edge
Item: Focus Sash
Ability: Pressure
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Jolly

Comentários:
É o set mais básico e comum de Aerodactyl. Taunt no primeiro turno para evitar que o adversário ponha algum Entry Hazards ou ataque com condições especiais. Se você tiver um palpite de que o adversário é mais rápido, como scarf users, ou que ele irá user algum ataque que cause dano, use logo Stealth Rock. No segundo turno, Stealth Rock enquanto o adversário troca ou usa algum ataque de dano. Rock Slide é preferível sobre Stone Edge por causa da accuracy superior, mas se você preferir base power mais do que accuracy, use Stone Edge. Earthquake completa os ataques ofensivos, criando uma boa coverage com Rock Slide / Stone Edge. Por causa do Focus Sash, o Aerodactyl poderá sobreviver a mais de 1 ataque, o que é muito útil. Por exemplo: o lead adversário é um Azelf. No primeiro turno use Taunt ou Stealth Rock. O Azelf vai prever que você irá usar Taunt e usou, vamos supor, Thunderbolt. Por causa do Focus Sash o Aerodactyl sobreviveu ao ataque e poderá, no segundo turno, usar Stealth Rock (se não usou no primeiro) ou Rock Slide /Stone Edge para quebrar um possível Focus Sash do Azelf. Esse exemplo foi só para mostrar como é bem direta a estratégia desse set.

O Pterodáctilo era, e ainda é, um dos melhores predadores de todos
- Earthquake
- Crunch / Pursuit
- Stone Edge / Rock Slide
- Ice Fang
Item: Choice Band
Ability: Pressure
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Jolly

Comentários:
Muitas pessoas subestimam o poder ofensivo do Aerodactyl por causa da popularidade do set Lead e do atk do Aerodactyl (que é pequeno, se comparado a sweepers como Machamp, Metagross, Gyarados etc), mas acreditem, um Aerodactyl com Choice Band não é brincadeira. Com IV 31 no atk, ele chega a 463 no atk, que com apoio de Stealth Rock, é suficiente para fazer OHKO em muitos sweepers e até em alguns tanks, como Rotom-H (o dano de Crunch varia entre 98% e 113,2%, com Stealth Rock em campo. Dano calculado baseado no set "Rest Talk" do Smogon, com os seguintes EVs: 252 HP, 120 def e nature Bold). Earthquake tem uma ótima coverage, completada por Stone Edge. Ice Fang contra os pokémon Dragon ou Ground. Pursuit pode ser usado no lugar de Crunch se quiser pegar de surpresa alguns Ghosts e quiser impedir o adversário de trocar de pokémon (se ficar, você morre, se sair, também. HaHa!!!). Outras opções para esse set são Fire Fang, para derrotar Skarmorys, Forretress e Bronzongs ou Aerial Ace, para derrotar pokémon Fighting, como Machamp.

Orb da vida, pois só speed não basta para um sweeper
- Stone Edge
- Earthquake
- Taunt / Fire Blast / Crunch
- Roost / Aqua Tail
Item: Life Orb
Ability: Pressure
EVs: 252 atk - 4 def - 252 speed
Nature: Jolly / Naive

Comentários:
O set Life Orb é menos destruidor que o Choice Band, mas tem a vantagem de não estar trancado em só um ataque. Stone Edge e Earthquake tem uma boa coverage. Taunt pode ser usado para parar annoyers, como Heatran Taunter, pokémon de Setup e Walls e Tanks, prevenindo eles de usarem moves para recuperarem HP. Se preferir, Fire Blast derrota pokémon Steel, como Scizor e Forretress, e Breloom (que resiste ao combo Stone-quake), mas só com o apoio de Entry Hazards. Use nature Naive se for usar Fire Blast. Crunch também pode ser usado para acertar com mais força Celebi e pokémon Ghost e Psychic. Como último ataque, Roost serve para recuperar o dano do Life Orb e também pode ser usado para se proteger de ataques. Por exemplo: Gliscor irá usar Stone Edge e derrotará o Aerodactyl, mas se ele usar Roost ele "perde" o tipo Flying por 1 turno, ou seja, por 1 turno, ele não é fraco a Stone Edge, sobrevivendo ao ataque do Gliscor. Roost também serve para escapar de outras "mortes certas", como Ice Beam de Blissey e Thunderpunch de Electivire. aqua Tail pode ser usado no lugar de Roost para acertar pokémon Ground e Rock, mas eu não recomendo muito (só use se seu time não tiver outra maneira de lidar com eles).

WTF?! Por essa ninguém esperava
- Curse
- Earthquake
- Stone Edge
- Ice Fang / Fire Fang
Item: White Herb
Ability: Pressure
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Jolly

Comentários:
É um set inesperado que funciona inesperadamente bem se usado corretamente. Mande o Aerodactyl quando o Adversário estiver usando algum ataque Ground e esteja segurando algum item Choice. Assim, ele irá que trocar, garantindo que o Aerodactyl possa usar Curse em paz. White Herb anula a perda na speed, o que torna esse muito efetivo, pois ele tem o atk do set Choice Band. Stone-quake combo pra coverage ótima e como último ataque Ice Fang como uma opção contra pokémon Ground e Dragons ou Fire Fang para derrtoar pokémon Steel, como Scizor e Forretress.

Réptil Staller durante SandStorm
- Protect / Roost
- Substitute
- Toxic
- Earthquake / Whrilwind
Item: Leftovers
EVs: 148 HP - 108 atk - 252 speed
Nature: Jolly

Comentários:
Aerodactyl durante Sandstorm pode se tornar um ótimo Staller. Porém, esse set só funciona corretamente em  times de SandStorm, pois o Aerodactyl ganha um boost de 50% na sua sp.def. Toxic para derrotar lentamente o oponente. Substitute serve para proteger ainda o Aerodactyl, aproveitando uma troca ou simplesmente o boost na sp.def. Protect para ganhar um turno de graça, e aumentando o dano de Toxic. Roost também pode ser usado para poder usar Substitute mais vezes. Como último ataque, Earthquake, para pegar os pokémon que são imunes a Toxic, ou Whrilwind, para ir machucando o adversário aos poucos com os danos de Entry Hazards. Lembrando que este é um set complicado de se usar, mas depois que você aprender, ele será muito útil. 

Aerodactyl Fainters
Pokémon que usam ataques de prioridade são os maiores Fainters, entre eles, Scizor, Metagross, Mamoswine e Weavile. Jirachi pode usar Thunder Wave e depois Iron Head ou então simplesmente Iron Head, nos sets Scarfeds. Pokémon mais rápidos que ele, ou que empatam com ele, principalmente Jolteon e Electrode, podem derrotá-lo. É importante tomar cuidado com Aerodactyls durante SandStorm, pois a sp.def aumenta muito, tornando viável usar só ataques físicos para derrotá-lo. Breloom, Bronzong e Forretress podem derrotar o Aerodactyl, mas devem tomar cuidado com Fire Blast do set de Life Orb. Flygon scarfed pode muito bem derrotar Aerodactyl com seu poderoso Outrage. Para derrotar o set Staller, é importante primeiro se livrar do clima, então por algum pokémon que não ligue levar um Toxic na cara (sets Rest Talk de Rotoms e Brelooms).

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Imagens: Bulbapedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário