AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

sábado, 28 de novembro de 2009

guia pokémon - Fraquezas e resistências

As fraquezas e resistências existem no pokémon desde a primeira geração (RBGY), e são totalmente ligadas aos tipos do pokémon. No começo só existiam 15 tipos: Normal, Fire, Water, Electric, Grass, Ice, Fight, Poison, Ground, Flying, Psyquic, Bug, Rock, Ghost e Dragon. Na segunda geração, houve uma criação de mais 2 tipos (Dark e Steel), totalizando 17 tipos. Esses tipos também podem ser chamados de tipos elementares. Cada pokémon pode ter no máximo 2 tipos, porém um ataque só tem 1 tipo. Os tipos também influenciam no cálculo de dano, pois certos tipos tem fraquesas a outros, e alguns tem resistências a outros. Confira abaixo a tabela de fraquesa e resitências.


Calculando fraquesa e resistência de um Pokémon
Ao analizarmos a tabela, surge a pergunta: "Meu pokémon tem 2 tipos, como faço para calcular suas fraquesas e resistências?" É muito simples. Por Exemplo: o Palkia é dos tipos Water e Dragon. Devo analizar todas as fraquesas e resistências desses dois tipos, e quando um tipo tem fraquesa a um tipo que o outro tipo tem resistência, ele fica neutro. Confuso? Vou simplificar: o tipo water tem fraquesa ao tipo Electric, enquanto o tipo Dragon é resistente a ele, por isso o tipo fica neutro. Outro exemplo interessante é o quando o Palkia recebe um ataque do tipo Water. Quando os dois tipos do pokémon tem resistências (ou fraquesas) a um determinado tipo, essa resistência (ou fraquesa) dobra. Por isso que a resistência do Palkia a ataques do tipo Water é 0.25 e um Salamence tem 4x fraquesa ao tipo Ice.
Como fórmula básica, posso dizer que:
Tipo do ataque contra o primeiro tipo do pokémon defensor x tipo do ataque contra o segundo tipo do pokémon defensor.
Exemplo: uso Surf (ataque tipo água) contra um Grachomp (Dragon/Ground) --> Surf é 0.5 contra o tipo Dragon, porém é 2x contra o tipo Ground, então: 0.5 x 2 = 1.
Exeção a regra: quando um tipo do pokémon é imune a algum tipo de ataque, não importa o outro tipo, ele vai continuar imune a ele.
Tipos Físicos e Especiais
Da Geração I até a III, existia dois grupos de tipos, os tipos especiais e os físicos. Os especias eram todos os tipos que usavam o sp.atk e a sp.def para calcular o dano. Os físicos eram todos que usavam o atk e a def para calcular o dano.
Lista dos tipos Especiais
-Dark
-Dragon
-Electric
-Fire
-Grass
-Ice
-Psyquic
-Water
Lista dos tipos Físicos
-Bug
-Fighting
-Flying
-Ghost
-Ground
-Normal
-Poison
-Rock
-Stell
Porém, com o lançamento da geração IV, isso mudou, e o que indica se o ataque é físico ou especial é um símbolo que fica na sua descrição. O que tem várias espirais brancas em um fundo azul marinho representa os ataques especiais, e o que tem um uma espécie de impacto de cor laranja queimado em um fundo vermelho representa os ataques físicos. Outra maneira de definir se o ataque é físico ou especial, é se ele é um ataque de contato [físico] (como socos ou chutes), ou se é uma espécie de raio ou de energia [especial] (como uma aura).
Same Type Attack Bonus (STAB)
Esse é um termo usado para representar um aumento de 50% no poder de um ataque se ele for do mesmo tipo que o pokémon que está usando. Por exemplo: um pokémon de fogo que usa Fire Blast, tem 50% de seu base power aumentado, e como Fire Blast tem 120 de base power, o aumento é de 60. Combinar STAB com habilidades como Blaze ou Torrent e com Sunny Day ou Rain Dance aumentam e muito dano, causando muito mais dano no oponente (pokémon defensor).
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário