AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

guia pokémon - condições especiais

As condições especiais aparecem nos jogos de pokémon desde a primeira geração e são algo extramemente ecencial nas batalhas de pokémon, pois elas podem dewstruir toda a estratégia do adversário, ou podem ser sua salvação, se ele souber como usá-las. Existem 2 tipos de condições especiais: as condições temporárias, que duram até a pessoa trocar de pokémon, e as condições especiais (as normais, como burn, poison, etc), que ficam no pokémon até depois da troca. Cada uma tem suas particularidasades e ambas podem ser máquinas mortais, se usadas de forma correta, claro.

Condições especiais
Ao todo existem 6 condições especiais, e vou falar um pouco sobre elas. Toda condição especial continua no pokémon depois que ele é trocado e sai da batalha, a não ser que ele tenha tenha a habilidade Natural Cure (gerações III e IV), que cura o pokémon ao ser trocado. Toda condição especial, exceto Fainted, pode se curada com os ataques Heal Bell e Aromatherapy e pelos itens Full Heal, Full Restore, Heal Powder (gerações II, III e IV), Lava Cookie (gerações II e IV), Miracleberry (na geração II), Lum Berry (gerações III e IV) e o Old Gateau (na geração IV) durante ou não da batalha, porém, somente a Lum Berry e a Miracleberry, curam um pokémon automaticamente dessas condições especias quando ele está segurando um dos dois itens. Lista de condições especiais: burn (BRN), paralysis (PAR), poison (PSN), freeze (FRZ), sleep (SLP) e fainted (FNT)

Burn
Quando o pokémon é afetado por Burn, ele perde 1/8 do Max HP a cada final de turno.
Outro efeito perigoso do Burn é que ele corta o atk do pokémon afetado pela metade, a não ser que ele tenha a habilidade Guts, que ao invés de cortar o atk pela metade, o pokémon aumenta seu atk 50%.
Imunidades: pokémon do tipo Fire e pokémon com a habilidade Water Veil

Paralysis
Quando o pokémon está paralisado, existe a possibilidade de 1/4 do tempo o pokémon não atacar. Além de perder 25% de sua spd, a não ser que ele tenha a abilidade Quick Feet.
Imunidades: pokémon com a abilidade Limber não podem ser paralisados.
Poison
Existem duas ramificações da condição especial poison: a normal e o toxic, que é mais forte que o poison normal.
Poison: quando está envenenado ele perde 1/8 de seu Max HP assim que acaba de atacar (gerações I e II) ou quando todos os pokémon ativos já atacaram (gerações III e IV). Quando o pokémon está fora da batalha ele vai perdendo 1 HP a cada 4 passos que o personagem dá até que ele desmaie (faint), porém na quarta geração, o pokémon vai perdendo HP até ficar com só 1 HP. Imunidades: pokémon dos tipos Steel, Poison e pokémon com a abilidade Immunity e Poison Heal.
Toxic: quando está entoxicado ele perde 1/16 do Max HP no primeiro turno, depois 1/8 no segundo turno, 1/4 no terceiro turno e assim por diante. Depois que a batalha termina o Toxic vira Poison normal. Imunidades: pokémon dos tipos Steel, Poison e pokémon com a abilidade Immunity e Poison Heal.
Freeze
Quando o pokémon está congelado ele não pode atacar, a não ser os ataques Flame Wheel ou Sacred Fire que depois de usado descongelam o pokémon. Um pokémon deixa de estar congelado se ele for atingido por qualquer ataque do tipo Fire. Depois da geração I a cada turno existe a pocibilidade de 10% do pokémon descongelar. Um pokémon não pode ser congelado durante Sunny Day
Imunidades: pokémon do tipo Ice não podem ser congelados (a não ser pelo ataque Tri-Attack) e pokémon com a abilidade Magma Armor também.
Sleep
O pokémon dorme de 1 a 7 turnos, e durante esse período ele não podo atacar exceto pelos ataques Sleep Talk e Snore. A contagem para o pokémon acordar pode ser diminuida com a abilidade Early Bird, e quando o pokémon está dormindo ele deixa uma brecha para o oponente usar ataques como Dream Eater e Nightmare, assim como a abilidade Bad Dreams contra ele.
Imunidades: pokémon com as abilidades Insonia, Vital Spirit ou quando ele está afetado com o ataque Uproar
Faint
Quando o HP de um pokémon acaba, a única "cura" é usar um Revive, Max Revive, Revival Herb, Sacred Ash ou ir a um centro pokémon.

Condições temporárias
São condições temporárias e o pokémon deixa de ser afetado por elas quando é trocado. Agora vou falar de alguma condições mais conhecidas como Confusion, Attraction e etc.

Confusion Quando um pokémon está confuso, ele tem 50% de chance de não atacar de 1 a 4 turnos. Imunidades: pokémon com a abilidade Own Tempo. Pode ser curada com a Persim Berry.

Attraction Quando um pokémon está atraído, ele não ataca 50% do tempo. O pokémon só é afetado se ele for do gênero oposto ao pokémon que atacou. Imunidades: pokémon com a abilidade Oblivious. Pode ser curada com a Mental Herb.

Curse O Curse do tipo Ghost é diferente dos demais, ele em vez de deiminuir em 1 estágio a spd e aumentar o atk e a def em 1 estágio ele corta o Max HP do pokémon fantasma pela metade e a cada turno tira 1/4 do Max HP do pokémon adversário.


Também existem várias outras, como Flinch, que deixa o pokémon sem atacar por um turno, e as "incontroláveis", que deixam o pokémon sem atacar por um turno, usando ataques como Blast Burn, Freezy Plant, Razor Wind, Skull Bash, Sky Attack, Giga Impact, Hydro Cannon, Hyper Beam, Roar of Time e Rock Wrecker.



Espero que tenham gostado e até a próxima.

gba.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário