AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

domingo, 19 de abril de 2009

EV's

EV's quer dizer Effort Values, e significam -valores de "esforço"-(tradução ao pé da letra ao português). São valores escondidos, ou seja, você não pode simplesmente ir em algum lugar do jogo para descobri-los. Também tenha em mente que só se ganham EVs quando se está numa batalha onde se ganha EXP (experiência, aquilo que faz os pokémon subirem de nível), então nem tente ser esperto e tentar conseguir EVs batalhando com seu amigo ou na Battle Tower.

Ev's são muito importantes para o treinamento de um pokémon, por exemplo: eu tenho um raikou, mas quero que ele tenha mais spd (lembram dessa abreveação?), como eu faço isso? Eu treino EVs de speed.

Ev's são eternos, e com isso eu quero dizer que: não importa se o pokémon que você derrotar tiver no Lv.100 ou no Lv.1, ele sempre vai dar a mesma quantia de EVs (a única coisa que muda é a experiência que você ganha quando a batalha acaba). Toda batalha que você ganha experiência rende EV's até nas que você não quer.Os EV's param de ser contados quando o pokémon ganha um total de 510 EVs, e no máximo de 252 em cada stat (ou seja, não adianta nada batalhar com 10005809975903758468460286846 pokémon pra ganhar mais pontos nos stats do que o normal). Isso também quer dizer que você não pode maximizar todos os stats do seu pokémon.

A cada 4 pontos de EV ganhos, seu pokémon vai ganhar 1 ponto a mais no seu determinado stat quando subir de nível. Por exemplo: eu tenho um Horsea, e estou treinando a spd dele. Derrotei 3 zubats (1 EV de spd cada) e 1 geodude(1 EV de def). Então ele não vai ganhar nem ponto a mais quando subir de nível, pois só derrotou 3 zubats em vez de 4. Agora neste outro exemplo: continuo com o meu Horsea, só que agora derrotei 4 zubats e nenhum geodude. Neste caso ele vai ganhar 1 ponto a mais no stat spd quando subir seu nível.novamente se utilizarmos da matemática podemos perceber que: no máximo podemos ter 252 de EVs e a cada 4 EVs ganhamos 1 ponto no stat, então 252/4 = 63. Se você treinar 252 EVs, no final você terá um boost de 63 pontos do stat.

Observação muito importante: os EV's junto com os IV's, são proporcionais, ou seja, eu nunca vou encontrar dois pokemon Lv.5 com uma diferença de 31 em seus stats. Essa diferença só aparecerá quando eles estiverem no Lv.100. E por mais que eu treine muito, meu stat não cresce o tanto que eu queria. Isso acontece por que, como já falei, os EV's são proporcionais, mas não se preocupe, esses pontos que o pokémon deixou de ganhar, ainda estão lá, e só vão aparecer quando estiverem em níveis mais avançados.

Existem pokémon que dão mais de 1 ponto de EV e até outros que dão EVs para stats. Charizards dão 3 EVs de sp.atk enquanto Kingdras dão 1 EV de atk, 1 EV de sp.atk e um 1 EV de sp.def. Não existe um pokémon que dê 4 ou mais pontos de EV, isso quer dizer que, você só vai encontrar por aí, pokémon com no máximo 3 EVs em um único stat. Normalmente esse é o esquema:
-pokémon estágio 1(ainda não evoluiu nem 1 vez)- fornece 1 EV
-pokémon estágio 2(só evoluiu 1 vez)- fornece 2 EVs
-pokémon estágio 3(já completou todas as etapas evolucionárias)- fornece 3 EVs
-lendários- fornecem 3 EVs
Claro que existem exeções a esta regra, mas esta lista é um bom resumo do que eu querendo dizer.



pokémon recomendados e seus respectivos locais em RS(ruby e saphire)
hp- Whismur - 1 EV_caverna na rota 106
atk- Carvanha - 1 EV_rota 119 use ruper rod
def- Sandshrew/Skarmory - 1 EV/2 EVs(respectivamente)_rota 113
sp.atk- Spinda - 1 EV_rota 113
sp.def- Tentacool - 1 EV_ quase todos os lugares-que você pode surfar
spd- Zubat/ Golbat - 1 EV/2 EV(respectivamente)_cave of origin(caverna de origem)

pokémon recomendados e seus respectivos locais em DP(diamond e pearl)
hp- Shellos/Biddof - 1 EV(ambos)_valley windworks
atk- Machoke/Bibarel - 2 EVs(ambos)_rota 211 leste
def- Graveler/Onix - 2 EVs/1 EV(respectivamente)_iron moutain(montanha de metal)
sp.atk- Gastly/ Hauter - 1 EV/2 EVs(respectivamente)_old chateu("cabana" antiga)
sp.def- Tentacool/Tentacruel - 1 EV/2 EVs(respectivamente)_rota 220 ou qualque lugar que vcoê surfar
spd- Staravia/Pikachu - 2 EVs(ambos)_trophy garden(jardim do troféu)

Métodos para acelerar o treinamento


-Provavelmente você deve estar se pergntando: eu vou ter que derrotar 252 pokémon só para ter um poké max spd? na verdade não, quando você derrota um pokempn que rende 2 ou 3 você corta esse número por 2 e por 3 respectivamnte, pois o que importa não é quantos pokés você "mata", mas sim, quanto EVs você ganha. Quanto maior a quantidade de EVs que se ganham numa batalha, mais rápido o seu treianmento vai acabar.

-Utilizand-se de um item chamado macho brace você ganha o dobro da quantidade de EVs que era para se ganhar. Ou seja, se numa batalha você ganharia somente um 1 EV, utilizando o macho brace você ganha 2 EVs, cortando ainda mais o tempo de treinamento.

-Existe um vírus pokémon chamado pokérus(poké de pokémon e rus de vírus), que duplica os EVs ganhos em uma batalha (o mesmo efeito do macho brace só que sem o efeito colateral de perder um pouco a spd durante a partida). Utilizando-se do macho brace e do pokérus, quando se era para ganhar só 1 EV, ganham-se 4 EVs,ou seja, você já ganhou 1 ponto a mais em uma única batalha.

-Na nova geração, a geração ds, houve a introdução de mais outros itens que aumental ainda mais os EVs ganhos de uma só vez. São itens que de cara já dão 4 EVs, e com isso, o pokémon já tem 1 ponto a mais garantido. Só que dão um boost específico para cada stat, então não adianta nada o pokémon segurar o power lens (boost de 4 EVs no sp.atk) para treinar a sua spd. E juntando tudo isso este item com o pokérus os efeitos daumentam ainda mais. Por exemplo: Golbats dão 2 EVs de spd, eu estou treinando meu pokémon enquanto ele está infectado com o pokérus e segura o power anklet ( boost de 4 EVs na spd), no final desta batalha, eu ganharia no total 8 EVs, 2 pontos a mais no total, e isso tudo uma só vez. Esses itens podem ser adquiridos da Battle Tower, então são fáceis de se obter. Aqui está a lista com cada nome e seu respectivo boost:
---Power Weight - HP
---Power Bracer - Atk
---Power Belt - Def
---Power Anklet - spd
---Power Lens - Sp.atk
---Band - Sp.def


-Existem itens chamados de "vitaminas". Existem 5 tipos de vitaminas, cada uma dá um boost em cada stat. São vitaminas: HP UP, carbos, protein, iron, zinc e calcium. Cada vitamina dá de cara, 10 Evs. Mas assim fica muito facil, pra ter um pokémon top é só dar 25 vitaminas e treinar só mais 2 EVs. Se fosse assim, seria muito bom, mas não é. No máximo se pode ganhar 100 EVs em cada stat dessa maneira. Respectivamente, essas são as vitaminas e que stat elas "ajudam":


---calcium--sp.atk
---HP UP--hp(nossa, quem diria...)
---carbos--spd
---protein--atk
---zinc-----sp.def
---iron-----def

Dando 10 HP UPs, por exemplo, um pokémon economizaria 25 lutas e quem sabe até mais. Ela ajudam e muito os pokémon e se você pensa que ela são caras, nas versões diamond, pearl e platinum você pode consegui-las por apenas 1 bp (battle point) cada. só tenha em mente que, quando o treinamento do pokémon acabar (quando atingir 510 EVs), elas não vão dar mais boost algum. Se aparecer a mensagem: "it had no effect" é porque ele já tem os EVs maximizados.

-Mas o meu pokémon acabou de nascer, como eu faço para treiná-lo? Quando o pokémon está em níveis mais baixos é realmente (bem) mais difícil treiná-lo. Sabe o item exp. share? É aquele item que, quando um pokémon o segura, divide os pontos experinêcia para ele e para o pokémon que batalhou. Para a felicidade geral da nação, ele também fornece os mesmos EVs que o pokémon que batahou ganhou, preste bem atenção no que eu escrevi: "ele também fornece a mesma quantidade de EVs que o pokémon que batalhou". Isso quer dizer que quando um pokémon tiver usando o item Exp. share e um pokémon ganhou 8 EVs de spd, esse pokémon que eatá segurando o item também ganhará 8 EVs de spd.



Distribuição de EVs

Não é bem uma explicação, mas é bem útil saber como usar os EVs adequadamente. Existem 2 formas básicas de se treinar um pokémon. Elas são:
-sweepers
-tanks/walls


Swepers são os pokémos que atacam, normalmente são rápidos e tem stats ofensivos muito altos.

Tanks/walls são os pokés que demoram para serem derrubados, normalmente tem hp, def e sp.def muito altos.

Ou seja, se você estiver um pokémon e quiser treiná-lo, é melhor observar antes de tudo os seus base stat. Base stats são o que fazem que o Mewtwo por exemplo tenha um dos melhores sp.atks e spds do jogo, ele são pre-definidos, e junto com a nature, os EVs e os IVs "fazem" os stats do pokémon.

-Essas são as distribuições mais básicas de EVs:

sweepers:
--sweeper físicos: 4 hp, 252 atk, 252 spd (são pokés que tem um base stat melhor no atk do que no sp.atk)
--sweeper special: 4 hp, 252 sp.atk, 252 spd (sãopokés que tem um base stat melhor no sp.atk do que no atk)
--mixed sweeper: 128 atk, 128 sp.atk, 252 spd (são pokés que tem um base atk e um base sp.atk equivalentemente bons)
tanks/walls:
--tanks físicos: 252 hp, 252 def, 4 sp.def (são pokés que tem um base stat melhor na def do que na sp.def)
--tanks speciais: 252 hp, 4 def, 252 sp.def (são pokés que tem um base stat melhor na sp.def do que na def)
--mixed tanks: 252 hp, 128 def, 128 sp.def (são pokés que tem um base def e um base sp.def equivalentemente bons)

É bom lembrar que estas são generalizões, existem outras distribuições, você é livre para fazer a distribuição que quiser, estas são as mais simples. LE$mbre-se de analizar bem os base stats dos pokémos para distribuir ainda melhor os EVs do seus pokémon.


aproveitem o guia e até mais. até o próximo post!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Olá!!! Estou mesmo a ver que quando vier aqui e vir um comentário de alguém desconhecido vai pensar: Hupi!!! Eu sabia que iria dar resultado!!! ALGUÉM VEIO VER!!!

    Pois é isso mesmo. Não sei evtreinar mas gosto muito de pokémons e vou começar a aprender a evtreinar.
    Se possível e se quiser também agradecia que me ajudasse...

    PS: Vou seguir o seu blog. Depois se qusier também lhe dou o meu.
    PS2: Topico muito explicativo e bem organizado. Nota 10!!!

    ResponderExcluir
  2. Como eu distribuo 510 em cada pokemon
    Gengar
    Gyarados
    Yanmega
    Garchamp
    Charizard
    Sceptile

    Eu quero que meu time fiquei bom como eu devo distribuir os EVS em cada um desses

    ResponderExcluir
  3. denguescp, a distribuição dos Evs depende muito da função que você quer que o seu pokémon exerça no time. No caso do Gengar, Sceptile, Charizard e Yanmega você pode ver algumas distribuições de Evs aqui no blog (na sessão pokémon da semana) e ver qual te agrada mais. Para os outros pokémon, você pode pesquisar em alguns sites distribuições de evs que você acha mais apropriada.

    Uma sugestão minha é para os sets é:

    Gengar: 4 HP - 252 sp.atk - 252 speed (ele seria um special Sweeper)

    Gyarados: 4 HP - 252 atk - 252 speed (ele seria um physical sweeper)

    Garchomp: 252 atk - 252 speed - 4 def (ele tem a mesma função do Gyarados)

    Scpetile: 252 atk - 80 sp.atk - 176 speed (ele seria um Mixed Sweeper)

    Yanmega: 104 def - 252 sp.atk - 152 speed (ele seria um special Sweeper)

    Charizard: 60 atk - 252 sp.atk - 196 speed (ele seria um Mixed Sweeper)

    Essas são apenas sugestões, pesquise até achar uma distribuição que te agrade.

    Espero que eu tenha ajudado.

    ResponderExcluir