AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

guia pokémon - stats

Todo mundo sabe que desde GSC existem 6 stats diferentes: HP, Atk, Def, Sp.atk, Sp.def e Spd. Outra coisa que muitos sabem é que existem certos ataques que diminuem ou aumentam esses stats, exemplos: Growl, Dragon Dance, Harden, Bulk up, etc (são conhecidos como modifiers moves). Esses ataques aumentam e diminuem nossos stats usando uma tabela de estágios, que é a nomeclatura usada nos jogos de pokémon. Agora vou explicar o que são os estágios.

Tabela:


No começo da batalha o estágio de todos os stats é 0, e quando um modifier move é usado, o estágio aumenta ou diminui, e aí o multiplicador é aplicado ao stat. Por exemplo: no começo da batalha meu Gyarados usa Dragon Dance e seu atk e sua spd são aumentados em 1 estágio. Se usar outro Dragon Dance meu Gyarados vai ficar com 2 estágios em seu atk e em sua spd. O máximo que se pode aumentar ou diminuir um stat é 6 veses, tentar mais que isso só vai fazer o ataque falhar. Vejamos mais alguns exemplos:
  • meu pokémon atual usa Swords Dance (atk +2), mas é atacado por Charm atk -2) . Seu estágio atual é 0 então não aumenta nem diminui.
  • meu pokémon usa Iron Defence (def +2), mas é atacado por Screech (def -2), e depois usa Iron Defence de novo. Seu estágio atual (+2 -2 +2 = +2) é +2, então sua def é dobro da original.
  • meu pokémon usa Agility (spd +2) e leva 4 String Shot (spd -4). Sua spd final é de -2 estágios, sendo a metade da original.
Também existem 2 stats que são iguias a todos os pokémon e também posuem uma tabela, são eles a Evasion e a Accuracy.
Tabela:
Assim como nos outros stats assim que a batalha começa estes aqui também estão no estágio 0. Usar um Double Team tem o mesmo efeito que atacar o oponente com Flash. Enquanto usar ataques de evasion aumenta os estágios, os de accuracy o diminui. A determinação de que se um ataque certa o pokémon é simplesmente [pokémon atacante accuracy] x [pokémon atacado evasines]. Vamos a alguns exemplos:
  • meu pokémon usa Double Team (evasines +2) duas vezes. A accuracy total do ataque é de: (60%) x (100%) = 60%
  • meu pokémon leva Flash (accuracy -2) duas vezes. A accuracy total do ataque é de: (100%) x (60%) = 60%
  • meu pokémon ataca com Double Team 6 vezes (evasines +6) e ataca também com Flash 6 veses (accuracy -6). Sendo que os dois stats são separados, isso é uma coisa legal e que cada stat está com 6 estágios. A accuracy total do ataque é de: (33%) x (33%) = 11%
ambém existem algumas abilitys que aumentam os stats. As abilitys Chlorophyll, Compound Eyes, Huge Power, Minus, Plus, Pure Power, Sand Veil e Swift Swim aumentam 1 estágio um determinado stat. As abilitys Clear Body, Hyper Cutter, Keen Eye e White Smoke impedem que o opoonente diminua os stats do pokémon, mas isso não impede que seus stast não sajem abaixados por culpa do própio pokémon (como em um efeito colateral de um ataque como Curse ou Overheat). As abilitys Guts e Marvel Scale aumentam um certo stat por 1 estágio quando o pokémon está afetado com Burn, Freeze, Paralyze, Poison ou Sleep. A ability Intimidate diminui 1 estágio o atk do (ou dos se a batalha for em dupla) pokémon inimigo, pokés com as abilitys Clear Body, Hyper Cutter, Keen Eye ou White Smoke ou com o ataque Mist impedem que isso aconteça com eles. A ability Speed Boost aumenta 1 estágio de sua spd a cada turno, e depois de 6 turnos e se ele não sofrer com nenhum ataque que diminui atk, sua spd está no máximo.
Até a próxima e espero que tenham gostado.
gba.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário