Pokédex
Gallade, o pokémon lámina. Um mestre de cortesia e habilidade com espadas, ele luta com espadas estendidas pelo seus cotovelos. Quando tenta proteger alguém, ele estende seus cotovelos como se fossem espadas e luta selvagemente. Ele sente o que seu inimigo pensa, por isso ataca primeiro, rápido e ferozmente.
Informação geral
Nome americano: Gallade
Nome japonês: Erureido
National Dex: #475
Espécie: Lámina
Tipo: Psyquic/Fight
Gênero: 100% macho, 0% fêmea
Altura: 1,6 m (5ft 3in)
Massa: 52 kg (114,6lbs)
Cor: branco
Ability: steadfast (quando o pokémon é afetado por Flinch, a speed dele aumenta 1 estágio)
Dex Entry (DP): um mestre de cortesia e habilidade com espadas, ele luta com espadas estendidas pelo seus cotovelos.
Dex Entry (Platinum): quando tenta proteger alguém, ele estende seus cotovelos como se fossem espadas e luta selvagemente .
Dex Entry (HGSS): ele sente o que seu inimigo pensa, por isso ataca primeiro, rápido e ferozmente.
Informação adicional
Tier: BL
Catch Rate: 45
Nível de felicidade quando capturado: 35
Nível de felicidade quando capturado: 35
EXP até o lv.100: 1.250.000
Egg Group: indeterminate
EVs por derrotar Gallade: 3 atk
Base Stats:
- hp [68] 220º
- atk [125] 24º
- def [65] 249º
- sp.atk [65] 235º
- sp.def [115] 29º
- spd [80] 158º
- total: 518 97º
Fraquezas e resistências:
x2
Flying e Ghost
x1
Normal, Fire, Water, Electric, Grass, Ice, Poison, Ground, Psyquic, Bug, Dragon, Dark e Steel
x1/2
Fight e Rock
Como Capturar
DP: Usar uma Dawn Stone em um Kirlia macho. Ralts evolui para Kirlia no level 20. Ralts pode ser achado na rota 203 e 204 usando o Poké Radar, levels 4 a 6. Kirlia pode ser capturado nas rotas 203 e 204 usando o Poké Radar, level 6.
Platinum: Usar uma Dawn Stone em um Kirlia macho. Ralts evolui para Kirlia no level 20. Ralts pode ser achado nas rotas 208 (levels 17 e 18), 209 (levels 17, 18 e 19) e 212 (level 22). Kirlia pode ser capturado na rota 209 usando o Poké Radar, levels 18 e 19 e na rota 212, área norte nos levels 22 e 24.
HGSS: Usar uma Dawn Stone em um Kirlia macho. Ralts evolui para Kirlia no level 20. Rota 34 durante o Swarm no level 10.
Estratégia: Nada complexo. Depois de evoluir o Ratls no level 20, dê uma Dawn Stone para um Kirlia macho. Dawn Stone pode ser achado em: DPPt (rota 212 [somente Platinum], rota 225, Mt. Coronet e pela habilidade Pickup); HGSS (Pokéathlon Dome [todos os dias, exceto quarta e domingo], primeiro prêmio no Bug-Catching Contest e Mt. Silver).
Move Set
Overview
Overview
Com 125 de base, e Close Combat (seu STAB mais forte), além de boosts como Swords Dance e Bulk Up, Gallade é um pokémon destruidor. Tem uma sp.def boa, que o deixa aguentar ataques especiais relativamente bem. Seus pontos fracos são def e speed, com apenas 65 de base def e 68 de base HP, Gallade não aguenta muitos golpes físicos. Com apenas 80 de base speed, ele não consegue ultrapassar muitos adversários, dependendo de Choice Scarfs, suporte de Thunder Wave ou que sua habilidade Steadfast seja ativada. Gallade só tem 1 ataque de prioridade usável: Shadow Sneak, que é um ótimo ataque, mas não compensa a baixa speed dele. Possui vários tipos de ataques, que possibilitam fazer variados tipos de sets. Gallade tem um ataque incrível e muito bons golpes, subestime ele e se arrependerá mais tarde.
Eu não esperava isso de um Gallade!! | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Swords Dance / Bulk Up - Close Combat - Ice Punch - Night Slash / Shadow Sneak | Life Orb | Steadfast | Jolly / Adamant |
EVs | |||
4 HP - 252 atk - 252 speed |
Com boost no atk, Gallade se torna algo a se temer. Close Combat é o melhor ataque Fight que Gallade possui, e acompanhado de Swords Dance/ Bulk Up faz vários OHKOs. Swords Dance é o básico, porém Bulk Up também deve ser levado em consideração devido a baixa def que Gallade possui. Embora demore 2 turnos (Swords Dance demora somente 1) para ficar com +2 de atk, Gallade também fica com +2 em def, que faz ele aguentar bem mais golpes físicos. Depois do Boost no atk, Ice Punch derrota facilmente Salamence e Gliscor. Close Combat derrota vários Tanks após +2 de boost e dano de Stealth Rock, entre eles Hippowdon (2HKO no máximo), Metagross (OHKO com Stealth Rock), Skarmory (OHKO com Stealth Rock), Swampert, Bronzong e Suicune (OHKO com Stealth Rock). No último ataque, Shadow Sneak é útil pois é Priority e pode servir como um complemento para terminar da derrotar alguns pokémon que sobreviveram ao Ice Punch ou Close Combat, além de fazer OHKO em Gengar e Alakazam. Night Slash é bem mais forte e tem mais chance de Critical Hit, além de ter uma coverage melhor. Psycho Cut também é uma opção, pois tem mais chance Critical Hit e é um STAB. A escolha entre Adamant ou Jolly é a escolha entre ter OHKOs mais seguros contra Walls e Tanks ou ultrapassar outros Sweepers com base spd próxima, como Gyarados e Lucario adamant.
I hate Leads!!! | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Shadow Sneak - Close Combat - Taunt - Destiny Bond | Focus Sash | Steadfast | Jolly / Adamant |
EVs | |||
4 HP - 252 atk - 252 speed |
Um Gallade Lead pode não parecer muito bom, mas se usá-lo direito, ele pode surpreender. Devido a alta sp.def, Gallade aguenta um Fire Blast de Infernape, sendo derrotado depois de 2 ataques, tempo de contra-atacar com Close Combat, e se tiver Focus Sash, usar Shadow Sneak para terminar o serviço. O mesmo serve para Azelf (use apenas Shadow Sneak, já que ele resiste Close Combat) e outros Leads especiais. Os leads físicos dão mais trabalho, por isso o Focus Sash, que permite um contra-ataque com Close Combat (provavelmente, o Gallade será mais lento) e depois um Shadow Sneak para terminar. Taunt pode ser usado nos Leads mais lentos, para forçar ele a usar ataques que causem dano e poder usar Destiny Bond para levar o pokémon embora junto com o Gallade. Entre as opções de nature, eu prefiro Adamant pelo aumento no atk, mas se você preferir speed, use Jolly. Usando esse set, cuidado com Leads que usam ataques de prioridade, como Metagross e possivelmente Scizor.
1 é pouco, 2 é bom e 3 não é bom porque pode levar Taunt | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Thunder Wave / Toxic / Hypnosis / Confuse Ray - Will-O-Wisp / Toxic / Hypnosis / Confuse Ray - Close Combat - Psycho Cut / Night Slash / Stone Edge | Leftovers / Wide Lens | Steadfast | Adamant |
EVs | |||
252 HP - 252 atk - 104 speed |
Com 5 condições especiais disponíveis, Gallade pode se tornar um grande problema. As escolhas das condições dependem do time que você vai usar. Thunder Wave diminui a velocidade do pokémon adversário (suporte para Sweeper lentos), Toxic derrota o pokémon aos poucos, Hypnosis deixa o pokémon durmindo (não é aconselhado por causa da baixa accuracy), Confuse Ray possibilita possíveis Set Ups e Wiil-O-Wisp diminui o atk do adversário pela metade (útil para pokémon com pouca def, como o próprio Gallade e alguns special Wall e Tanks). A escolha entre Psycho Cut, Night Slash e Stone Edge depende da sua necessidade. Psycho Cut é STAB, porém tem a menor coverage, Night Slash é útil contra Spiritomb e Rotom e Stone Edge é o melhor contra Gyarados e Zapdos. Só use Wide Lens se usar Hypnosis, Will-O-Wips e Stone Edge, pois não compensa usar esse item por causa de só 1 desses ataques.
The speed problem is solved | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Close Combat - Ice Punch - Night Slash - Thunder Punch / Psycho Cut | Choice Scarf | Steadfast | Adamant |
EVs | |||
4 HP - 252 atk - 252 speed |
Com Choice Scarf, Gallade tem a speed que sempre quis, e ainda tem o mesmo ataque devastador de antes. Close Combat continua como ataque principal, Ice Punch e Night Slash o acompanham para ter uma coverage ainda maior. No último ataque, use Thunder Punch contra Gyarados principalmente ou Psycho Cut para ter outro STAB. Zen Headbutt também é uma opção. Se quiser, use Jolly em vez de Adamant para ultrapassar Heatran Scarfed.
Gallade Fainters
Gallade consegue acertar quase todos os tipos com Super-Effective, então ele não tem um Counter definitivo. O importante é descobrir qual o tipo de set que o Gallade está usando. Contra o Swords Dance, algum pokémon mais rápido que ele consegue derrotá-lo facilmente com algum ataque físico. O Bulk Up é mais dificl, pois as duas defesas estão grandes, o melhor a se fazer é por em campo um physical Wall, que possa usar Will-O-Wisp (diminuindo o atk dele) ou que simplesmente tire HP do Gallade aos poucos, Weezing é muito recomendado nesse sentido. O set de duas condições-especiais, um pokémon com Taunt e mais rápido que ele resolve o problema. Um pokémon com Rest, como Spiritomb ou Suicune, arruinam essa estratégia, Spiritomb é melhor, pois é imune a Close Combat e a ataques psíquicos. O set Choice Scarf pode ser vencido trocando de pokémon. Quando Gallade for usar Close Combat, troque para um pokémon Ghost, por exemplo. Assim, Gallade terá que trocar constantemente, e isso é um problema para ele, se tiver Spikes no campo. O melhor counter difinitivamente é o Spiritomb, pois é imune aos 2 STABs que Gallade possui, ter altas defesas, levando apenas 50% de dano de um Night Slash depois de um Sowrds Dance (cálculo feito com 252 EVs em HP e def e nature Bold), além de poder usar Will-O-Wisp.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
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