arte: Ken Sugimori | Nome americano: | Machamp |
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Nome Japonês: | Kairiky | |
National Dex: | #068 | |
Espécie: | Superpower | |
Tipo: | ||
Gênero: | 75% macho, 25% fêmea | |
Altura: | 1,6m (5ft 3in) | |
Massa: | 130 kg (286,6lbs) | |
Cor: | cinza | |
Habilidades | Habilidade 1: Guts | Quando este pokémon está Poisoned (inclusive Toxic) Burned, Paralyzed ou Sleep (incluindo auto-indução via Rest), o pokémon recebe um aumento de 50% no atk (a diminuição do atk causada pelo Burn é anulada). |
Habilidade 2: No Guard | Os ataques desse pokémon e do pokémon defensor terão 100% de accuracy em todos os ataques. Fora de batalhas, se este pokémon estiver em primeiro no time, as chances de batalhas selvagens aumentam. | |
Habilidade Dream World: Steadfast | Se o pokémon sofrer Flinch, a speed dele aumenta um estágio. |
Linha Evolutiva | ||||
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-> level 28 | -> troca |
Fraquezas e Resistências | |||||
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x1 | x1 | x1 | x1 | x1 | x1 |
x1 | x1 | x1 | x2 | x2 | x1/2 |
x1/2 | x1 | x1 | x1/2 | x1 |
Informações Adicinais | |
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Passos para chocar | 5.355 |
Base Happiness | 70 |
Catch Rate | 45 |
Experiência até o lv. 100 | 1.059.860 |
Egg Group | Humanshape |
EVs por derrotar POKÉMON | 3 atk |
Tier no Metagame | OU |
Base Stats | ||
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Stat | Base | Raking |
HP | 90 | 31º |
atk | 130 | 9º |
def | 80 | 41º |
sp.atk | 65 | 53º |
sp.def | 85 | 31º |
speed | 55 | 65º |
Total | 505 | 24º |
TEXTOS DA POKÉDEX | ||||||
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Geração | Versão | Descrição | ||||
I | ||||||
Red Blue | Usando seus pesados músculos, ele lança poderosos socos que conseguem enviar a vítima para além do horizonte. | |||||
Yellow | Um único braço pode mover montanhas. Usando os quarto braços, ele desfere impressionantes socos. | |||||
II | ||||||
Gold | Ele rapidamente agita seus braços para mexer com o oponente usando violentos punhos e cortadas de todos os ângulos. | |||||
Silver | Ele usa seus quarto braços para agarrar o adversário e lançá-lo ao horizonte. | |||||
Crystal | Com quarto braços, pode ragir mais rápido do que seu pensamento, executando vários socos de uma vez. | |||||
III | ||||||
Ruby | Machamp tem o poder de arremessar qualquer coisa pelo além. Porém, qualquer trabalho que exija cuidado e destreza fazem com que seus braços se confundam. Esse Pokémon tende a agir antes de pensar. | |||||
Sapphire | Machamp é conhecido como o Pokémon mestre em artes marciais. Se ele agarrar o adversário com todos os braços, a abatalha está praticamente encerrada. O pobre oponete é arremessado pelo horizonte. | |||||
Emerald | É impossível se defender dos socos e cortadas deferidos pelos seus braços. Seu espírito de luta vêm a tona quando encontra um oponente forte. | |||||
FireRed | Seus quarto bem-desenvolvidos braços podem deferir 1.000 socos em 2 segundos. | |||||
LeafGreen | Usando seus pesados músculos, ele lança poderosos socos que conseguem enviar a vítima para além do horizonte. | |||||
IV | ||||||
Diamond | Ele soca com seus 4 braços a uma velocidade cegante. Pode lançar 1.000 socos em 2 segundos. | |||||
Pearl | Pode destruir um monumento com um soco. Entretanto, é terrível em trabalhos delicados com os seus dedos. | |||||
Platinum | Seus 4 braços musculosos arremessam os inimigos com poderosos socos e cortadas a velocidades cegantes. | |||||
Heartgold | Ele rapidamente agita seus braços para mexer com o oponente usando violentos punhos e cortadas de todos os ângulos. | |||||
Soulsilver | Ele usa seus quarto braços para agarrar o adversário e lançá-lo ao horizonte. | |||||
V | ||||||
Black White | Seus 4 braços musculosos arremessam os inimigos com poderosos socos e cortadas a velocidades cegantes. |
Como Capturar | |||
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Geração | Versão | local | método |
IV | Diamond | Evoluir Machoke por troca. Machoke encrontrado na Stark Mountain, Mt. Coronet, Victory Road, e Rotas 210, 211, 216, 217, 225 e 226 | troca |
Pearl | Evoluir Machoke por troca. Machoke encrontrado na Stark Mountain, Mt. Coronet, Victory Road, e Rotas 210, 211, 216, 217, 225 e 226 | troca | |
Platinum | Evoluir Machoke por troca. Machoke encrontrado no Mt. Coronet e Rotas 210, 211, 225 e 226 | troca | |
Heartgold | Evoluir Machoke por troca. Machoke encontrado na Cliff Cave, Mt. Mortar, Cerulean Cave e Rock Tunnel | troca | |
Soulsilver | Evoluir Machoke por troca. Machoke encontrado na Cliff Cave, Mt. Mortar, Cerulean Cave e Rock Tunnel | troca | |
V | Black | Evoluir Machoke por troca. Capturar um Machop na White Forest, evoluir para Machoke no lv28 e em seguida trocar. | troca |
White | Evoluir Machoke por troca. Capturar um Machop na White Forest, evoluir para Machoke no lv28 e em seguida trocar. | troca |
MOVE SETS
Overview |
Machamp nessa nova geração continua extremamente parecido com o machamp de antes. Porém agora ele tem um adversário Fighting a sua altura, também lutando por uma vaga no time: Conkeldurr. Ele também tem um ótimo atk (inclusive superior ao do Machamp), uma movepool mais poderosa, e tem um HP e uma def superiores, perdendo somente para a sp.def, sp.atk e speed. Mas, Machamp pode usar uma estratégia que Conkeldurr nenhum pode usar: Dynimic Punch + Bulk Up. Além de também poder usar Fire Blast com dano maior para derrotar várias Walls físicas, principalmente Ferrothron, Skarmory e Forretress.
Choice Banded | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Dynamic Punch - ThunderPunch - Ice Punch - Payback | Choice Band | No Guard | Adamant |
EVs | |||
128 HP - 252 atk - 128 speed |
2 Dynamic Punch pega Metagross.1 Thunderpunch pega Gyarados e Skarmory, Ice Punch para Pokémons Dragon e Ground. Payback é uma opção contra Ghosts que insistem em aparecer para barrar seus golpes Fighting. 128 EVs em Speed fazem com que você passa Skarmory que use 4 EVs em Speed. Se preferir, use uma combinação de Close Combat (no lugar de DynamicPunch) e Guts (no lugar de No Guard). O poder extra pode ajudar em algum momento e com Guts Machamp de beneficia de condições especiais.
Bulk Up | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- DynamicPunch - Bulk Up - Fire Blast / Stone Edge / Ice Punch - Payback | Leftovers / Lum Berry | No Guard | Brave |
EVs | |||
200 HP - 180 atk - 128 def |
Tem a mesma estratégia que o set da 4ª geração. Mande o Machamp contra algum pokémon que ele assuste (Lucario, Magnezone, Blissey etc), na troca, use Bulk Up para aumentar ainda mais o atk. Dynamic Punch ajuda muito a atrapalhar os Tanks que não são imunes a Fighting. Fire Blast acerta pokémon Steel, principalmente Skarmory e Forretress, enquanto Stone Edge acerta Flying (principalmente Gyarados) e Ice Punch contra os vários Dragons. finalmente, Payback contra os Ghost. Quanto a nature, use brave se for usar Fire Blast, caso contrário, use Adamant. Quanto aos itens, LEftovers ajuda a recuperar o HP perdido do Machamp, enquanto Lum Berry recupera o Machamp de condições especiais que podem prejudicá-lo, como Burn.
Rest Talker | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Rest - Sleep Talk - Close Combat / Cross Chop / DynamicPunch - Payback / Stone Edge / Ice Punch | Leftovers | Guts / No Guard | Adamant |
EVs | |||
252 HP - 252 atk - 4 speed |
Com o Rest Talker, Machamp destrói muito!!! Se você preferir guts, o Machamp receberá um boost no ataque enquanto estiver sleep, porém terá que usar Close Combat (que diminui as defs) ou Cross Chop (que tem baixa accuracy). Se usar No Guard, não terá o boost, mas seu DynamicPunch irá acertar todas as vezes e, consequentemente, deixar o adversário confused, abrindo espaço para o Machamp usar novamente Rest (importante também falar que são os PPs do Sleep Talk que são usados, aumentado o número de vezes que Machamp pode usar Dynamic Punch). Payback machuca Ghosts, enquanto Stone Edge acertar pokémon Flying (como Zapdos e Gyarados) ou Ice Punch para acertar pokémon Dragon ou Ground (como Gliscor e Salamence).
Lead | |||
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Ataques | Item | Ability | Nature |
- Dynamic Punch - Payback - Bullet Punch - Ice Punch / Stone Edge | Lum Berry | No Guard | Adamant |
EVs | |||
252 HP - 200 atk - 52 sp.def - 4 speed |
Esse set Lead pode ser muito efetivo se usado corretamente. Dynamic Punch confunde os Leads adversários (ou então derrotá-os logo, de forem fracos a fighting). Esse Machamp consegue sobreviver a Psychic de Azelf lead, só para mostrar o tamanho da sua Bulky. Payback acerta pokémon Psychic e Ghost. Bullet Punch é prioridade pois acerta Leads com Focus Sash. Ice Punch derrota Leads Dragon e Flying (Dragonite e Gliscor), enquanto Stone Edge derrota Leads Flying (Gyarados e Zapdos)
Parceiros |
Pokémon que possam paralisar o time adversário são muito bem vindos, como Togekiss e Jirachi, que ainda por cima atrai pokémon Rock, que perecem diante de um Dynamic Punch. Heatran também é uma boa opção, já que ele resiste os tipos que o Machamp tem fraqueza e pode derrotar alguns Fainters do Machamp, como Skamrory. Reuniclus pode absorver possíveis Will-o-Wisps que o adversário mandar contra o Machamp com sua habilidade Magic Guard.
Outras opções |
O Machamp pode usar os sets de Flame/Toxic Orb + Guts + Facade para causar grande dano. Um set de subtitute também seria extremamente útil, pois protegeria ele de Swith-ins. Fire Punch pode ser usado para derrotar alguns pokémon (mas Fire Blast continua sendo uma opção). encore pode ser usado no Set Lead para irritar o Lead adversário, além de ser muito efetivo se usado corretamente, podendo definir uma partida! Steadfast (a habilidade do Dream Wrold do Machamp) é inútil pois, o Machamp tem uma speed muito baixa para tornar essa habilidade útil. Guts e No Guard continuam melhores opções.
Pré-evolução |
Não muda muita coisa, se o Machoke for usar usado com o item Pre-evolution Stone. no máximo ele desempenharia um papel de Lead mais resistente, podendo usar outros ataques como Lead Supporter, ao invés de Lead ofensivo. Protect e Encore são boas opções para ele.
Double e Triple Battles |
Machamp é um bom pokémon para ser usado em Double e Triple battles, mas cuidado com ataques que atingem todos os pokémon, como Explosion, Surf etc. já que o DynamicPunch só acerta 1 pokémon por vez e você estará enfrentando no mínimo 2. Os conselhos dados anteriormente também valem para esse metagame.
Fainters |
Pokémon Ghost seriam os maiores Counters: Shandera e Spiritomb se destacam. Principalmente Spiritomb, pois pode sugar os PPs do DynamicPunch com Pressure. Pokémon Psychic também são um problema, entre eles, Alakazam, Slowbro (é imune a confusion do DynamicPunch e sobrevive a Payback), Cresselia, Sigilyph e Reuniclus (é mais lento que o Machamp, diminuindo o dano de Payback). Pokémon com Intimidate (Gyarados, Salamence) também são um problema, diminuindo a capacidade de Sweep do Machamp e podem ainda machucá-lo. Zapdos pode aguentar os ataques do Machamp, e ainda pode usar Roost para sobreviver aos Stones Edges e usar PRessure para acabar com os PPs do Machamp. Skarmory também é uma opção, pois pode acabar com o Machamp usando Brave Bird.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Agradecimentos aos usuários do PBP Alysson e White Onix que ajudaram na construção desse pokémon da semana.
Imagem: Bulbapedia
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Agradecimentos aos usuários do PBP Alysson e White Onix que ajudaram na construção desse pokémon da semana.
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