Pokédex
Yanmegam o pokémon Oger Darner. Por agitar suas asas, ele cria ondas de choque que infligem dano interno crítico à adversários. O poder de suas mandíbulas é imenso. Ele é adepto a bicar pedaços fora de presas enquanto voa a alta velocidade. Esse pokémon de seis pernas é facilmente capaz de transportar um adulto durante o voo. As asas em sua calda o ajudam em se manter em equilíbrio. A batida de suas asas é tão forte que acidentalmente remove árvores completamente crescidas quando decola para voar.
Informação geral
Nome americano: Yanmega
Nome japonês: Megayanma
National Dex: #469
Espécie: Oger Darner (uma espécie de libélula)
Tipo: Bug/Flying
Gênero: 50% Macho, 50% FêmeaAltura: 1,9m (6ft 3in)
Massa: 51,5kg (113,5lbs)Cor: verde
Nome americano: Yanmega
Nome japonês: Megayanma
National Dex: #469
Espécie: Oger Darner (uma espécie de libélula)
Tipo: Bug/Flying
Gênero: 50% Macho, 50% FêmeaAltura: 1,9m (6ft 3in)
Massa: 51,5kg (113,5lbs)Cor: verde
Ability 1: speed boost (aumenta 1 estágio de speed a cada final de turno. Aumenta no máximo 6 estágios)
Ability 2: tinted lens (um golpe Not Very Effective, irá causar o dobro do dano normal ao adversário. Por exemplo, atinja um Skarmory, que é do tipo Stell/Flying com um golpe do tipo Bug, ao invés de causar 1/4 do dano, será causado 1/2 do dano)
Dex Entry (DP): por agitar suas asas, ele cria ondas de choque que infligem dano interno crítico à adversários.
Dex Entry (Platinum): o poder de suas mandíbulas é imenso. Ele é adepto a bicar pedaços fora de presas enquanto voa a alta velocidade.
Dex Entry (Heartgold): esse pokémon de seis pernas é facilmente capaz de transportar um adulto durante o voo. As asas em sua calda o ajudam em se manter em equilíbrio.
Dex Entry (Soulsilver): a batida de suas asas é tão forte que acidentalmente remove árvores completamente crescidas quando decola para voar.
Dex Entry (DP): por agitar suas asas, ele cria ondas de choque que infligem dano interno crítico à adversários.
Dex Entry (Platinum): o poder de suas mandíbulas é imenso. Ele é adepto a bicar pedaços fora de presas enquanto voa a alta velocidade.
Dex Entry (Heartgold): esse pokémon de seis pernas é facilmente capaz de transportar um adulto durante o voo. As asas em sua calda o ajudam em se manter em equilíbrio.
Dex Entry (Soulsilver): a batida de suas asas é tão forte que acidentalmente remove árvores completamente crescidas quando decola para voar.
Informação adicional
Tier: BL
Catch Rate: 30
Nível de felicidade quando capturado: 70
EXP até o lv.100: 1.000.000
Egg Group: Bug
EVs por derrotar Yanmega: 2 attack
Base Stats:
- hp [86] 99º
- atk [76] 223º
- def [86] 130º
- sp.atk [116] 30º
- sp.def [56] 314º
- spd [95] 68º
- total: 515 99º
Fraquezas e resistências:
x4
Egg Group: Bug
EVs por derrotar Yanmega: 2 attack
Base Stats:
- hp [86] 99º
- atk [76] 223º
- def [86] 130º
- sp.atk [116] 30º
- sp.def [56] 314º
- spd [95] 68º
- total: 515 99º
Fraquezas e resistências:
x4
Rock
x2
Fire, Electric, Ice e Flying
x1
Normal, Water, Poison, Psychic, Ghost, Dragon, Dark e Steel
x1/2
Bug
Fire, Electric, Ice e Flying
x1
Normal, Water, Poison, Psychic, Ghost, Dragon, Dark e Steel
x1/2
Bug
x1/4
Grass e Fighting
x0
x0
Ground
DP: Subir um level após Yanma aprender Ancientpower. Yanma aprende esse ataque no level 33. Yanma pode ser achado no Great Marsh após ter pego a National Dex, quando é visto pelos binóculos (no andar superior do prédio). Estará nos levels 27 - 31.
Platinum: Subir um level após Yanma aprender Ancientpower. Yanma aprende esse ataque no level 33. Ele estará no Great Marsh (em todas as 6 áreas, mesmo sem usar os binóculos). Os levels variam de área para área, aqui estão o menor e maior level que ele pode ser capturado. Achado entre os levels 26 - 31.
HGSS: Subir um level após Yanma aprender Ancientpower. Yanma aprende esse ataque no level 33. Pode ser achado na rota 35 (via Swarm e comum [simplesmente caminhando na grama alta]) no level 12.
Estratégia: Nada complicado, capture um Yanma em um dos lugares indicados e o treine até o level 33, quando aprender Ancientpower. Depois treine ele até subir mais um level para evoluí-lo.
Overview
Yanmega é um daqueles pokémon que tem tudo para ser ótimo, mas um pequeno detalhe estraga tudo. Ele tem ótimas habilidades, que fazem ele ser um diferencial, pois uma boosta sua speed e a outra aumenta o dano de ataques Not Very Effective, um ótimo sp.atk, speed regular, bases defensivas regulares (exceto pela sp.def). Mas a sua fraqueza x4 a Stealth Rock e sua fraquezas relativamente comuns (Fire, Ice, etc.) arruinam boa parte disso. Usar um Rapid Spinner no time facilita e muito a sua vida. E, tomando cuidado com algumas ameaças, ele faz grandes buracos no time adversário.
- Protect / Substitute
- Bug Buzz
- Air Slash
- Hidden Power Ice / Hidden Power Ground
Item: Focus Sash
- Hidden Power Ice / Hidden Power Ground
Item: Focus Sash
Ability: Speed Boost
EVs: 104 def - 252 sp.atk - 152 speed
Nature: Modest
EVs: 104 def - 252 sp.atk - 152 speed
Nature: Modest
Comentários:
Esse set funciona muito bem como Sweeper special. No primeiro turno do Yanmega em jogo, use Protect para garantir 1 boost na speed. Depois disso, deixe Yanmega usar seus 364 sp.atk para alguma coisa, fazendo muito estrago. Air Slash ainda tem uma pequena chance de causar Flinch, além de ser um STAB muito forte. Bug Buzz é STAB também e tem base power grande. No lugar de Protect, pode-se usar Substitute, porém é mais arriscado. Recomendo usar Substitute só quando o Yanmega entrar em campo contra um pokémon que você saiba que o adversário vai trocar (por exemplo: Starmie, que é fraco a Bug Buzz). HP Ice / HP Ground são para dar mais coverage ao set, além de cobrir algumas fraquezas do Yanmega. Você também pode usar HP Fire se achar Scizor perigoso. Esse set funciona muito bem como Lead (por isso o item Focus Sash), mas se preferir usá-lo no meio da partida, tenha certeza que um pokémon do seu time saiba Rapid Spin, porque senão Yanmega vai ter seu tempo de vida reduzido (e muito). Se for usá-lo durante a partida e não como Lead você pode trocar o item para algo mais ofensivo, com Life Orb ou Expert Belt.
Esse set funciona muito bem como Sweeper special. No primeiro turno do Yanmega em jogo, use Protect para garantir 1 boost na speed. Depois disso, deixe Yanmega usar seus 364 sp.atk para alguma coisa, fazendo muito estrago. Air Slash ainda tem uma pequena chance de causar Flinch, além de ser um STAB muito forte. Bug Buzz é STAB também e tem base power grande. No lugar de Protect, pode-se usar Substitute, porém é mais arriscado. Recomendo usar Substitute só quando o Yanmega entrar em campo contra um pokémon que você saiba que o adversário vai trocar (por exemplo: Starmie, que é fraco a Bug Buzz). HP Ice / HP Ground são para dar mais coverage ao set, além de cobrir algumas fraquezas do Yanmega. Você também pode usar HP Fire se achar Scizor perigoso. Esse set funciona muito bem como Lead (por isso o item Focus Sash), mas se preferir usá-lo no meio da partida, tenha certeza que um pokémon do seu time saiba Rapid Spin, porque senão Yanmega vai ter seu tempo de vida reduzido (e muito). Se for usá-lo durante a partida e não como Lead você pode trocar o item para algo mais ofensivo, com Life Orb ou Expert Belt.
- Substitute
- Bug Buzz
- Air Slash
- Hidden Power Ice / Hidden Power Ground
Item: Petaya Berry
Item: Petaya Berry
Ability: Speed Boost
EVs: 4 def - 252 sp.atk - 252 speed
EVs: 4 def - 252 sp.atk - 252 speed
IVs: 30 HP
Nature: Modest
Nature: Modest
Comentários:
É bem parecido com o set anterior, só que esse também aumenta o sp.atk do Yanmega. Ao contrário do set anterior, esse não funciona como Lead. Entre na batalha contra algum pokémon que Yanmega assuste (não pela feiura, mas por causa de ataques, como pokémon Fighting [fracos a Air Slash] ou pokémon Psyquic [fracos a Bug Buzz]). A escolha entre HP é a mesma do set anterior. Para esse set, assim como qualquer outro do Yanmega, é essencial um Rapid Spinner no time, por causa da x4 fraaueza a Stealth Rock. Para o HP ficar divisível por 4 (o suficiente para ativar a Petaya Berry), é preciso que o HP do Yanmega tenha somente 30 IVs de HP.
É bem parecido com o set anterior, só que esse também aumenta o sp.atk do Yanmega. Ao contrário do set anterior, esse não funciona como Lead. Entre na batalha contra algum pokémon que Yanmega assuste (não pela feiura, mas por causa de ataques, como pokémon Fighting [fracos a Air Slash] ou pokémon Psyquic [fracos a Bug Buzz]). A escolha entre HP é a mesma do set anterior. Para esse set, assim como qualquer outro do Yanmega, é essencial um Rapid Spinner no time, por causa da x4 fraaueza a Stealth Rock. Para o HP ficar divisível por 4 (o suficiente para ativar a Petaya Berry), é preciso que o HP do Yanmega tenha somente 30 IVs de HP.
- Bug Buzz
- Air Slash
- Air Slash
- Hidden Power Ground
- Ancient Power / U-Turn
Item: Choice Specs
Item: Choice Specs
Ability: Tinted Lens
EVs: 4 def - 252 sp.atk - 252 speed
EVs: 4 def - 252 sp.atk - 252 speed
Nature: Timid / Modest
Comentários:
É um set bem destruidor. Com Tinted Lens as resistências x1/4 viram x1/2 e as resistências x1/2 viram x1. Desse jeito, Bug Buzz e Air Slash, juntos, tem uma coverage que acerta todos os pokémon com, pelo menos, x1 de dano. HP Ground para ajudar um pouco na coverage e pegar alguns treinadores de surpresa. No último slot, U-Turn pode ser usado, mas perde um pouco o sentido por causa do baixo atk do Yanmega e ele ser fraco a Stealth Rock. Ancient Power é mais lógico, além de fornecer mais coverage. Entre as natures, escolha o que prefirir: mais speed ou mais sp.atk.
É um set bem destruidor. Com Tinted Lens as resistências x1/4 viram x1/2 e as resistências x1/2 viram x1. Desse jeito, Bug Buzz e Air Slash, juntos, tem uma coverage que acerta todos os pokémon com, pelo menos, x1 de dano. HP Ground para ajudar um pouco na coverage e pegar alguns treinadores de surpresa. No último slot, U-Turn pode ser usado, mas perde um pouco o sentido por causa do baixo atk do Yanmega e ele ser fraco a Stealth Rock. Ancient Power é mais lógico, além de fornecer mais coverage. Entre as natures, escolha o que prefirir: mais speed ou mais sp.atk.
- Whrilwind
- Protect
- Bug Buzz
- Air Slash
Item: Leftovers
Item: Leftovers
Ability: Speed Boost
EVs: 104 HP - 52 def - 200 sp.atk - 152 speed
Nature: Bold
Comentários:
Set que ninguém espera. Com Speed Boost, pode se garantir que Yanmega vai ser o primeiro a usar Whrilwind, então não tem risco do adversário mandar ele para fora do campo. Protect para aguentar mais um pouco a luta ou recuperar um pouco mais o Leftovers. Bug Buzz e Air Slash são STABs. Os EVs aqui são para deixar o Yanmega aguente golpes (principalmente físicos, já que a sua sp.def é horrível).
Pokémon grande sp.def se destacam. Blissey e Snorlax, por exemplo. Os dois conseguem aguentar os ataques muito bem e podem contra-atacar. Outros Counters bons são os que usam ataques de prioridade (ainda mais pelo fato de que sem investimento, a def do Yanmega não é tão alta), como Bullet Punch Scizor, Bullet Punch Metagross, Extreme Speed Lucario, etc. no set de Whrilwind, um Cradily seria imune a Whrilwind por causa de sua habilidade e poderia usar Rock Slide. Outra opção é usar um ataque (de preferência especial) quando Yanmega for usar Whrilwind. Mas, de todos o melhor Counter do Yanmega é Stealth Rock, que arranca 50% do HP dele toda vez que entra em campo.
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