Falar de como fazer um time é algo muito complicado, pois, acima de tudo, uma equipe reflete o treinador, e não adianta nada ter a melhor equipe do mundo se o treinador não sabe usá-la. Esse é um guia que vai te ajudar a criar uma equipe compatível com você. Vou dividir o guia em tópicos para ficar mais simples a explicação.
1. Introdução
Fazer um time não é só escolher 6 pokémon que você julga fortes e colocá-los na sua equipe, fazer um time é muito mais que isso, pois, antes de mais nada, os pokémon que estão nele precisam estar em sintonia. Como exemplo posso sitar um time de futebol, isso mesmo, pode parecer loucura, mas ambos são muito parecidos, e assim como no futebol, não adianta ter o melhores jogadores do mundo se els não se dão bem. O time pokémon pode ser bom se você só andar com estratégias individuais, mas pode ser muito melhor se você misturasse os pokémon para eles se ajudarem.
2. Efeito Surpresa
O chamado "efeito surpresa" é a coisa mais importante do jogo, pois se você tiver um time "clichê", todos, ou a maioria, vão estar preparados para ele e derrotá-lo. Um exemplo de pokémon clichê é o Metagross com os ataques Meteor Mash, Earthquake, Agility e Explosion. De tão poderoso, todo está preparado para derrotá-lo. Evite também usar muitos pokémon OU (standarts) pois eles não são uma surpresa para o adversário. Por esses motivos que pokémon BL e UU estão sendo cada vez mais usados. Surpreender o adversário não se restringe a usar só pokémon menos usados, mas também a usar movesets diferentes, como um Metagross com ataques especiais, por exemplo, ou um ataque de condição em um sweeper.
3. Ajudando o Time
Existem muitos pokémon que podem ajudar o time, mas são poucos os que conseguem fazer isso bem. Mas, o que é ajudar o time? Ajudar o time é basicamente ser o pokémon que aumenta o poder dos outros pokémon da equipe. Por exemplo: um time baseado em pokémon de água precisa de Rain Dance e cabe ao ajudante do time ter esse ataque. Ele também pode ser um Baton Passer (como Ninjask), Rapid Spinners (Forretress) ou Spikers (Skarmory). Pokémon assim são chamdos de Supporter.
4. Inflingindo Dano
As batalhas pokémon consistem primeiramente e infligir dano, pois senão, como vai derrotar o adversário. Existem diversas maneiras de infligir dano, porém a mais comum é: atacando. Os pokémon mais comuns para o serviço são chamados de Sweepers, normalmente tem atk ou sp.atk altos e na maioria das vezes tem spd alta. O grande problema da maioria dos Sweepers é que eles tem def e sp.def muito baixas e se não derrotarem o pokémon com um único golpe, são facilmente derrotados depois. Por isso eles tem que ter a máxima ajuda dos outros pokémon.
5. Se Protegendo
Outro ponto importante das batalhas é se poteger de ataques, pois não importa se você tem os melhores Sweepers do jogo se eles forem derrotados no início, e depois, vai fazer o que? Se você não tiver pokémon com def ou sp.def boas você certamente irá perder. Os pokémon quem tem altas def e/ou sp.def são chamados de Tanks ou Walls. Muitos pokémon tank também possuem ataques que ajudam os outros pokémon, como Aromatherapy ou Wish. Os pokémon Tank também possuem (em sua maioria) ataques de condição especial como Toxic ou Will-o-Wisp. Nesse caso o pokémon também pode ser chamado de Annoyer, pois irrita demais o adversário.
6. Itens
Os itens são algo essencial para o pokémon, um item define quem ganha e quem perde. Decidir que item colocar no seu pokémon é uma tarefa dificil, pois em DPPt existem tantos itens bons que é dificil colocar qual. Recomendo para os Sweepers mais lentos e com muitas fraquezas ou stats defensivos horríveis o item Focus Sash, que faz com que o pokémon, contanto que esteja com o HP completo, leve dano e invés dele ser derrotado ficar com 1 de HP. Para os Walls e Tanks o item Leftovers é muito útil pois recupera 1/16 do Max HP do pokémon a cada turno.
7. Pokémon Substitutos
Quando falo Substituto não estou me referindo ao ataque Substitute, e sim ter várias opções opções de pokémon para por na equipe. Você deve estar pensando: "eu já tenho 6, para que treinar mais?" É aí que você se engana, se você só tem 6 pokémon, quando alguem for batalhar com você pela segunda vez ele estará preparado para derrotá-lo, e como ele está com pokémon diferentes, você estará em desvatagem. Não estou falando para treinar muitos pokémon, quero dizer que é bom ter várias possibilidades na hora de montar um time para uma batalha.
Agora que já mencionei os principais tópicos que devem ser levados em consideração, vou sitar agora um exemplo de time e explicar sua estratégia. Como exemplo de time vou sitar o primeiro time do Marriland:
-> Tiamatria (Salamence)
-Item: Focus Sash -Nature: Adamant
Ataques: -Dragon Dance -Dragon Claw
-Earthquake -Stone Edge
-> Spookshire (Gengar)
-Item: Petaya Berry -Nature: Modest
Ataques: - Shadow Ball - Sludge bomb
- Focus Blast - Substitute
-> Chompah (Garchomp)
-Item: Life Orb -Nature: Jolly
Ataques: - Swords Dance - Earthquake
- Dragon Claw - Substitute
-> Megiddo (Tyranitar)
-Item: Leftovers -Nature: Adamant
Ataques: - Rock Polish - Crunch
- Earthquake - Stone Edge
-> Lucky (Blissey)
-Item: Leftovers -Nature: Bold
Ataques: - Stealth Rock - Softboiled
- Seismic Toss - Thunder Wave
-> MetalFenix (Skarmory)
-Item: Chesto Berry -Nature: Impish
Ataques: -Drill Peck - Roar
- Spikes - Rest
Estratégia: O primeiro time dele era ótimo, tinha um pouco de tudo. Tinha 4 Sweepers (sendo 3 físicos e 1 especial), e 2 Tanks (sendo 1 deles Annoyer). Tinha ataques equilibrados e boa distribuição de itens, sem falar de uma ótima estratégia individual e de grupo. Cada Sweeper tinha um ataque de boost, ou que o ajudava (como Substitute) e o resto era só ataques, perfeitos para Sweep. Salamence, embora rápido, é fraco contra ataques do tipo gelo, por isso o Focus Sash. Life Orb para Garchomp é porque ele não tinha ataques que acertavam muitos pokémon com super-effective e usava junto com Substitute, o que permitia a ele não perder HP com o Life Orb. Blissey e Skarmory tinham o objetivo de encher o campo do oponente com Spikes e Stealth rock para o próximo pokémon já vier fraco.
Vou sitar agora alguns pokémon que são ótimos exemplos em suas categorias.
Sweepers
se dividem em 3: físicos, especiais e mixed
-Físico
->Gyarados
Item: Life Orb
Nature: Adamant
-Dragon Dance; Water Fall; Stone Edge; Earthquake
-Especial
-> Salamence
Item: Choice Specs
Nature: Modest
- Draco Meteor; Flamethrower; Hydro Pump; Dragon Pulse
- Mixed
-> Infernape
Item:Life Orb
Nature: Naive/Hasty
- Close Combat; Grass Knot; Stone Edge; Overheat
Quando se trata de Sweepers, recomendo pelo menos 2, sendo 1 especial e outro físico. Mas é importante lembrar que não é recomendado colocar só ataques que causam dano no pokémon, colocar algum ataque que aumente algum stat, como Dragon Dance ou Nasty Plot é algo extremamente necessário em alguns momentos.
Walls/Tanks
também se dividem em 3: físico, especial e mixed
- Físico
-> Miltank
Item: Leftovers
Nature: Impish
- Curse; Return; Earthquake; Milk Drink
- Especial
-> Blissey
Item: Leftovers
Nature: Calm
- Aromatherapy; Softboiled; Toxic/Thunder Wave; Seismic Toss
- Mixed
-> Cresselia
Item: Leftovers
Nature: Bold
- Reflect; Moon Light/Rest; Ice Beam; Thunder Wave/Charge Beam/Psyquic
Falando de Walls, tem que se priorizar a def, sp.def e HP. Evite um pokémon que tenha um desses 3 stats muito baixos, e e se usar um, tenha certeza que pode contornar o problema. É bom lembrar que quando se joga com um Wall é sempre bom colocar algum ataque que irrite o oponente, pode ser alguma condição especial ou até mesmo ataques de recuperação, fazendo do Wall um pokémon Annoyer. Recomendo pelo menos 2 Tanks por time, pois asim o time fica protegido de ataques físicos e especiais.
Supporter
Um suppoter, como foi dito anteriormente é muito versátil, e por isso existem existem muitos "tipos" de Supporter. Vou colocar aqui só os tipos mais comuns.
- Baton Passer
-> Ninjask
Item: Leftovers
Nature: Jolly
- Substitute; Swords Dance; Baton Pass; X-Scissor
- Taunter
-> Tyranitar
Item: Life Orb/Muscle Band
Nature: Adamant
- Taunt; Dragon Dance; Earthquake; Stone Edge
- Whisher
-> Vaporeon
Item: Leftovers
Nature: Bold
- Wish; Protect; Surf; Ice Beam/Toxic
- Spiker
-> Hippowdon
Item: Leftovers
Nature: Impish
- Roar; Earthquake; Stealth Rock; Stone Edge
Os supporters são essenciais no time, pois se não fossem por eles, os Sweepers iriam ser facilmente derrotados. Recomendo pelo menos 1 no time, mas ele não precisa ser exclusivamente um Supporter, ele também pode vir a ser um Wall ou até mesmo um Sweeper secundário (quando sua função não é exclusivamente de derrotar o oponente). Normalmente os Supporters tem stats defensivos (HP, def e sp.def) altos para poderem ajudar de alguma forma o time.
CONCLUSÃO
Ao final do guia percebe-se que o mais importa não é ter bons pokémon e sim usar estrtégias inovadoras e eficientes. Com qual pokémon combina melhor com o seu tipo de jogo. E por último, quero dar uma dica muito útil: sempre tente misturar as categorias de pokémon, fazer o pokémon um pouco Sweeper, um pouco Supporter e um pouco Wall, mas deixando suas características: um Sweeper vai ser um Sweeper, porém pode ajudar a si e aos outros pokémon do time; um Wall vai ser um Wall, porém pode ter ataques que ajudem o time a se livrar de Sweepers muito poderosos do adversário; um Supporter vai ser um Supporter, porém ele pode ter ataques que ajudam a derrotar alguns pokémon do oponente ou ter grandes defesas para suportar vários ataques.
Espero que tenham gostado do guia e até a próxima.
ótimo post
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