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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pokémon da semana 5ª gen 001 - Machamp

POKÉDEX



arte: Ken Sugimori
Nome americano:Machamp
Nome Japonês:Kairiky
National Dex:#068
Espécie:Superpower
Tipo:
Gênero:75% macho, 25% fêmea
Altura:1,6m (5ft 3in)
Massa:130 kg (286,6lbs)
Cor:cinza
HabilidadesHabilidade 1: Guts
Quando este pokémon está Poisoned (inclusive Toxic) Burned, Paralyzed ou Sleep (incluindo auto-indução via Rest), o pokémon recebe um aumento de 50% no atk (a diminuição do atk causada pelo Burn é anulada). 
Habilidade 2: No Guard
Os ataques desse pokémon e do pokémon defensor terão 100% de accuracy em todos os ataques. Fora de batalhas, se este pokémon estiver em primeiro no time, as chances de batalhas selvagens aumentam. 
Habilidade Dream World: SteadfastSe o pokémon sofrer Flinch, a speed dele aumenta um estágio.

Linha Evolutiva
->
level 28
->
troca

Fraquezas e Resistências
 
x1
x1
x1
x1
x1
x1
x1
x1
x1
  x2  
  x2  
  x1/2  
  x1/2  
x1
x1
  x1/2  
x1

Informações Adicinais
Passos para chocar
5.355
Base Happiness
70
Catch Rate
45
Experiência até o lv. 100
1.059.860
Egg Group
Humanshape
EVs por derrotar POKÉMON
3 atk
Tier no Metagame
OU

Base Stats
StatBaseRaking
HP9031º
atk130
def8041º
sp.atk6553º
sp.def8531º
speed5565º
Total50524º

TEXTOS DA POKÉDEX
GeraçãoVersãoDescrição
I
 Red  Blue 
Usando seus pesados músculos, ele lança poderosos socos que conseguem enviar a vítima para além do horizonte.
 Yellow 
Um único braço pode mover montanhas. Usando os quarto braços, ele desfere impressionantes socos.
II
 Gold 
Ele rapidamente agita seus braços para mexer com o oponente usando violentos punhos e cortadas de todos os ângulos.
 Silver 
Ele usa seus quarto braços para agarrar o adversário e lançá-lo ao horizonte.
 Crystal 
Com quarto braços, pode ragir mais rápido do que seu pensamento, executando vários socos de uma vez.
III
 Ruby 
Machamp tem o poder de arremessar qualquer coisa pelo além. Porém, qualquer trabalho que exija cuidado e destreza fazem com que seus braços se confundam. Esse Pokémon tende a agir antes de pensar.
 Sapphire 
Machamp é conhecido como o Pokémon mestre em artes marciais. Se ele agarrar o adversário com todos os braços, a abatalha está praticamente encerrada. O pobre oponete é arremessado pelo horizonte.
 Emerald 
É impossível se defender dos socos e cortadas deferidos pelos seus braços. Seu espírito de luta vêm a tona quando encontra um oponente forte.
 FireRed 
Seus quarto bem-desenvolvidos braços podem deferir 1.000 socos em 2 segundos.
 LeafGreen 
Usando seus pesados músculos, ele lança poderosos socos que conseguem enviar a vítima para além do horizonte.
IV
 Diamond  
Ele soca com seus 4 braços a uma velocidade cegante. Pode lançar 1.000 socos em 2 segundos.
 Pearl  
Pode destruir um monumento com um soco. Entretanto, é terrível em trabalhos delicados com os seus dedos.
 Platinum 
Seus 4 braços musculosos arremessam os inimigos com poderosos socos e cortadas a velocidades cegantes.
 Heartgold
Ele rapidamente agita seus braços para mexer com o oponente usando violentos punhos e cortadas de todos os ângulos.
 Soulsilver
Ele usa seus quarto braços para agarrar o adversário e lançá-lo ao horizonte.
V
 Black 
  White  
Seus 4 braços musculosos arremessam os inimigos com poderosos socos e cortadas a velocidades cegantes.

Como Capturar
GeraçãoVersãolocalmétodo
IV Diamond 
Evoluir Machoke por troca. Machoke encrontrado na Stark Mountain, Mt. Coronet, Victory Road, e Rotas 210, 211, 216, 217, 225 e 226
troca
 Pearl Evoluir Machoke por troca. Machoke encrontrado na Stark MountainMt. CoronetVictory Road, e Rotas 210211216217225 e 226troca
Platinum
Evoluir Machoke por troca. Machoke encrontrado no Mt. Coronet e Rotas 210, 211, 225 e 226
troca
Heartgold
Evoluir Machoke por troca. Machoke encontrado na Cliff Cave, Mt. Mortar, Cerulean Cave e Rock Tunnel
troca
 Soulsilver 
Evoluir Machoke por troca. Machoke encontrado na Cliff Cave, Mt. Mortar, Cerulean Cave e Rock Tunnel
troca
V Black 
Evoluir Machoke por troca. Capturar um Machop na White Forest, evoluir para Machoke no lv28 e em seguida trocar.
troca
 White
Evoluir Machoke por troca. Capturar um Machop na White Forest, evoluir para Machoke no lv28 e em seguida trocar.
troca

MOVE SETS

         Overview         

Machamp nessa nova geração continua extremamente parecido com o machamp de antes. Porém agora ele tem um adversário Fighting a sua altura, também lutando por uma vaga no time: Conkeldurr. Ele também tem um ótimo atk (inclusive superior ao do Machamp), uma movepool mais poderosa, e tem um HP e uma def superiores, perdendo somente para a sp.def, sp.atk e speed. Mas, Machamp pode usar uma estratégia que Conkeldurr nenhum pode usar: Dynimic Punch + Bulk Up. Além de também poder usar Fire Blast com dano maior para derrotar várias Walls físicas, principalmente Ferrothron, Skarmory e Forretress.


    Choice Banded    
Ataques
Item
Ability
Nature
- Dynamic Punch
- ThunderPunch
- Ice Punch
- Payback
Choice Band
No Guard
Adamant
EVs
128 HP - 252 atk - 128 speed
2 Dynamic Punch pega Metagross.1 Thunderpunch pega Gyarados e Skarmory, Ice Punch para Pokémons Dragon e Ground. Payback é uma opção contra Ghosts que insistem em aparecer para barrar seus golpes Fighting. 128 EVs em Speed fazem com que você passa Skarmory que use 4 EVs em Speed. Se preferir, use uma combinação de Close Combat (no lugar de DynamicPunch) e Guts (no lugar de No Guard). O poder extra pode ajudar em algum momento e com Guts Machamp de beneficia de condições especiais.

    Bulk Up   
AtaquesItemAbilityNature
- DynamicPunch
- Bulk Up
- Fire Blast / Stone Edge / Ice Punch
- Payback
Leftovers / Lum Berry
No Guard
Brave
EVs
200 HP - 180 atk - 128 def 

Tem a mesma estratégia que o set da 4ª geração. Mande o Machamp contra algum pokémon que ele assuste (Lucario, Magnezone, Blissey etc), na troca, use Bulk Up para aumentar ainda mais o atk. Dynamic Punch ajuda muito a atrapalhar os Tanks que não são imunes a Fighting. Fire Blast acerta pokémon Steel, principalmente Skarmory e Forretress, enquanto Stone Edge acerta Flying (principalmente Gyarados) e Ice Punch contra os vários Dragons. finalmente, Payback contra os Ghost. Quanto a nature, use brave se for usar Fire Blast, caso contrário, use Adamant. Quanto aos itens, LEftovers ajuda a recuperar o HP perdido do Machamp, enquanto Lum Berry recupera o Machamp de condições especiais que podem prejudicá-lo, como Burn.

    Rest Talker   
AtaquesItemAbilityNature
- Rest
- Sleep Talk
- Close Combat / Cross Chop / DynamicPunch
- Payback / Stone Edge / Ice Punch 
Leftovers
Guts / No Guard
Adamant
EVs
252 HP - 252 atk - 4 speed 
Com o Rest Talker, Machamp destrói muito!!! Se você preferir guts, o Machamp receberá um boost no ataque enquanto estiver sleep, porém terá que usar Close Combat (que diminui as defs) ou Cross Chop (que tem baixa accuracy). Se usar No Guard, não terá o boost, mas seu DynamicPunch irá acertar todas as vezes e, consequentemente, deixar o adversário confused, abrindo espaço para o Machamp usar novamente Rest (importante também falar que são os PPs do Sleep Talk que são usados, aumentado o número de vezes que Machamp pode usar Dynamic Punch). Payback machuca Ghosts, enquanto Stone Edge acertar pokémon Flying (como Zapdos e Gyarados) ou Ice Punch para acertar pokémon Dragon ou Ground (como Gliscor e Salamence).

    Lead    
AtaquesItemAbilityNature
- Dynamic Punch
- Payback
- Bullet Punch
- Ice Punch / Stone Edge 
Lum Berry
No Guard
Adamant
EVs
252 HP - 200 atk - 52 sp.def - 4 speed 
Esse set Lead pode ser muito efetivo se usado corretamente. Dynamic Punch confunde os Leads adversários (ou então derrotá-os logo, de forem fracos a fighting). Esse Machamp consegue sobreviver a Psychic de Azelf lead, só para mostrar o tamanho da sua Bulky. Payback acerta pokémon Psychic e Ghost. Bullet Punch é prioridade pois acerta Leads com Focus Sash. Ice Punch derrota Leads Dragon e Flying (Dragonite e Gliscor), enquanto Stone Edge derrota Leads Flying (Gyarados e Zapdos)

         Parceiros         
Pokémon que possam paralisar o time adversário são muito bem vindos, como Togekiss e Jirachi, que ainda por cima atrai pokémon Rock, que perecem diante de um Dynamic Punch. Heatran também é uma boa opção, já que ele resiste os tipos que o Machamp tem fraqueza e pode derrotar alguns Fainters do Machamp, como Skamrory. Reuniclus pode absorver possíveis Will-o-Wisps que o adversário mandar contra o Machamp com sua habilidade Magic Guard.

         Outras opções         
O Machamp pode usar os sets de Flame/Toxic Orb + Guts + Facade para causar grande dano. Um set de subtitute também seria extremamente útil, pois protegeria ele de Swith-ins. Fire Punch pode ser usado para derrotar alguns pokémon (mas Fire Blast continua sendo uma opção). encore pode ser usado no Set Lead para irritar o Lead adversário, além de ser muito efetivo se usado corretamente, podendo definir uma partida! Steadfast (a habilidade do Dream Wrold do Machamp) é inútil pois, o Machamp tem uma speed muito baixa para tornar essa habilidade útil. Guts e No Guard continuam melhores opções.

         Pré-evolução         
Não muda muita coisa, se o Machoke for usar usado com o item Pre-evolution Stone. no máximo ele desempenharia um papel de Lead mais resistente, podendo usar outros ataques como Lead Supporter, ao invés de Lead ofensivo. Protect e Encore são boas opções para ele. 

         Double e Triple Battles         
Machamp é um bom pokémon para ser usado em Double e Triple battles, mas cuidado com ataques que atingem todos os pokémon, como Explosion, Surf etc. já que o DynamicPunch só acerta 1 pokémon por vez e você estará enfrentando no mínimo 2. Os conselhos dados anteriormente também valem para esse metagame.

         Fainters         

Pokémon Ghost seriam os maiores Counters: Shandera e Spiritomb se destacam. Principalmente Spiritomb, pois pode sugar os PPs do DynamicPunch com Pressure. Pokémon Psychic também são um problema, entre eles, Alakazam, Slowbro (é imune a confusion do DynamicPunch e sobrevive a Payback), Cresselia, Sigilyph e Reuniclus (é mais lento que o Machamp, diminuindo o dano de Payback). Pokémon com Intimidate (Gyarados, Salamence) também são um problema, diminuindo a capacidade de Sweep do Machamp e podem ainda machucá-lo. Zapdos pode aguentar os ataques do Machamp, e ainda pode usar Roost para sobreviver aos Stones Edges e usar PRessure para acabar com os PPs do Machamp. Skarmory também é uma opção, pois pode acabar com o Machamp usando Brave Bird.


Espero que tenham gostado e até a próxima.


Agradecimentos aos usuários do PBP Alysson e White Onix que ajudaram na construção desse pokémon da semana.


Imagem: Bulbapedia

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