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sábado, 15 de janeiro de 2011

Times - Time de Rain Dance

Como montar um time de Rain Dance


Introdução:Time de Rain Dance são times que normalmente não são tão básicos. Muitos se surpreendem por algumas pessoas usarem um time baseado em Rain, não pelo fato de ser pouco comum, mas pelo efeito climático durar apenas 4 turnos (ou 7 com Damp Rock). Você deve estar pensando como deve ser inútil um time tão dependente como esse, mas numa segunda olhada vemos que existem muitos Pokémon que se beneficiam demais com esse clima, podendo gerar diferentes combinações e estratégias como o speed boost e o uso de thunder com accuracy máxima, e podendo até ser mais efetivo do que muitos outros times.


Abilities:

Drizzle
O clima fica chuvoso quando o Pokémon entrar na arena (dura até o clima ser mudado).- Ah se Kyogre não fosse uber! Essa é definitivamente a melhor Ability para um time de Rain pelo fato de durar até a partida acabar, podendo te dar mais turnos e ataques pra desfrutar.

Torrent
Quando o HP chega a 1/3, aumenta em 1,5x o poder de golpes Water.- Se combinado com a Rain, uma Salac Berry ou Agility, Endure ou Substitute pra 1/3 do HP, usando um golpe Water o dano aumenta muito, e na maioria das vezes, um desse pode levar todo um time caso o adversário não esteja preparado.

Water Absorb
Ao receber um ataque Water, o Pokémon se recupera ¼ do HP.- Apesar de não ter algo especial com a Rain, é uma boa pedida quando você fizer trocas pra segurar ataques Water ou se recuperar, além de ser uma mão na roda quando se trata de Double Battle, visto que Surf acerta todos da arena, inclusive sua dupla.

Hydration
Todos os status são recuperadeos quando chove. - Imagine usar Rest, se curar e acordar no mesmo turno, é para isso mesmo que serve, além de curar outros status como poison, paralyze e burn.

Swift Swim
Quando estiver chovendo, dobra a speed do Pokémon.- Provavelmente a mais usada, sempre tem pelo menos um Pokémon no time de Rain que a use. É básica, dobra a Speed e então você Sweepa o time do oponente aproveitando o STAB + Rain + Speed.

Rain Dish
Quando estiver chovendo, o Pokémon se recupera 1/16 do HP ao fim do turno.- Ludicolo é o único que possui essa proeza de, além de poder usar Leech Seed, Protect e Toxic, ainda pode fazer uma boa combinação de Leftovers + Rain Dish recuperando 1/8 do HP por turno. Um staller muito bom por sinal.

Storm Drain
Golpes Water são atraídos para o Pokémon com essa ability. - Como no Water Absorb, é mais útil pra Double Battles por tirar uma fraqueza da dupla, como a dos frágeis Pokémon Rock/Ground que morrem pra um jatinho d'água.

Como começar:
Agora temos vários opções de Pokémon que se encaixem num time de Rain, eles variam desde Pokémon que se aproveitem da chuva a Pokémon que, além de colocar o clima, ataquem, coloquem Stealth Rock em jogo ou cause status negativos ao inimigo.Obs: Não considerando Kyogre por ser Uber.Obs: Serão citados apenas os mais comuns e eficientes, não hesite em inovar.

Crobat - @Damp Rock
Ability: Inner Focus
EVs: 252 HP // 4 Atk // 252 Spd
Jolly Nature
- Rain Dance
- Hypnosis
- Taunt
- U-turn
Aqui nós temos uma perfeita combinação de um Pokémon que tem Speed o suficiente pra passar quase todos os leads, podendo usar Taunt para evitar Stealth Rock e Hypnosis pra fazer o inimigo dormir, além de U-turn para dar dano sem perder um turno de switch, podendo até quebrar Focus Sashes indesejados. E claro, ele coloca Rain em campo.

Bronzong - @Damp Rock
Ability: Levitate
EVs: 252 HP // 128 Atk // 128 Def
Impish Nature
- Rain Dance
- Explosion
- Stealth Rock
- Hypnosis
O de sempre, muito chatinho por ser resistente, além de colocar Stealth Rock que pode influenciar muito numa batalha, pode fazer o inimigo dormir e por fim se explodir, dando vez a um Pokémon que se aproveite da Rain.

Electrode - @Damp Rock / Focus Sash
Ability: Static
EVs: 180 Atk // 76 Sp.Atk // 252 Spd
Naive Nature
- Rain Dance
- Explosion
- Thunder
- Reflect / Hidden Power [Grass/Ice] / Thunder Wave
Uma Speed encapetada dessa, com Explosion e Thunder STAB pra se aproveitar da Rain, pode ser um dos melhores leads.

Qwilfish - @Damp Rock / Focus Sash
Ability: Swift Swim
EVs: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Adamant Nature
- Rain Dance
- Destiny Bond / Explosion
- Waterfall
- Poison Jab / Taunt
Aproveitando o dobro da Speed graças à Ability, com um ataque decente Qwilfish pode fazer um grande estrago no oponente, além de poder se explodir ou usar Destiny Bond na pior das hipóteses.

Ao Time:
Aqui são muitas as opções, muitas mesmo... O tutorial aprofundará nas que possuem as melhores estratégias, que sejam “solo” ou que precisem do clima já em campo.

Solo:
São aqueles que colocam o próprio clima em jogo e atacam.

Kingdra - @Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 252 HP // 252 Sp.Atk // 4 Spd
Modest Nature
- Rain Dance
- Hydro Pump / Surf
- Ice Beam / Dragon Pulse
- Hidden Power [Electric/Grass]
Se o inimigo não usar uma wall com uma boa Sp.Def pode dar tchauzinho a um time inteiro…Apesar de não ter o melhor Sp.Atk, ainda assim consegue fazer um grande estrago com Hydro Pump e recebe a ajuda de Rain, que dobra sua Speed.

Kingdra - @Mystic Water/Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 252 Atk // 252 Sp.Atk // 4 Spd
Mild / Naughty Nature
- Rain Dance
- Waterfall
- Hydro Pump
- Draco Meteor / Hidden Power [Electric]
Feito para derrubar as walls de Sp.Def. Kingdra possui a mesma base de Atk e Sp.Atk, então ela faz estrago o mesmo estrago com ambos os lados se usada com essa intenção. Abuse de Draco Meteor quando for preciso, afinal você pode usar ataques físicos também.

Dewgong - @Damp Rock / Leftovers
Ability: Hydration
EVs: 252 HP // 4 Def // 252 Sp.Atk
Modest Nature
- Rain Dance
- Rest
- Surf
- Ice Beam / Aqua Jet
Use e abuse de Rest depois de usar Rain, afinal, você não vai dormir. Não tem um Sp.Atk decente, mas com Rain vai causar um bom dano, além de Ice Beam também pegar STAB. Se quiser um ataque de prioridade, opte por Aqua Jet pra pegar STAB + Rain.

Ludicolo - @Leftovers / Damp Rock
Ability: Swift Swim
EVs: 204 HP // 76 Sp.Atk // 124 Sp.Def // 104 Spd
Calm Nature
- Rain Dance
- Surf
- Grass Knot / Ice Beam
- Leech Seed
Ludicolo está ai mais pra dar Setup com Rain e Stallear com Leech Seed, Ludicolo ainda tem bons ataques de STAB como Grass Knot e Surf.

Huntail - @Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Adamant Nature
- Rain Dance
- Waterfall
- Ice Fang
- Crunch
Um dos poucos Pokémon que sobrevive pra colocar Rain em campo e seja Sweeper físico, tem um bom ataque.

Floatzel - @Life Orb / Damp Rock
Ability: Swift Swim
EVs: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Adamant Nature
- Rain Dance
- Waterfall
- Ice Punch
- Return
Além de um ótimo Rain user pela Ability que dobra Speed, ainda tem um ataque decente que pode ser bem útil.

No Rain Settup:
São aqueles que usam a Rain que outro Pokémon já tenha colocado em jogo.

Kabutops - @Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Adamant Nature
- Swords Dance
- Stone Edge
- Waterfall
- Aqua Jet
Sim, esse pode ser um dos mais surpreendentes já que não se vê muitos desse por aí. Depois de um Swords Dance fica impossível pará-lo enquanto Rain estiver em jogo, até Aqua Jet leva os oponentes e Waterfall passa a ser One-hit KO em Blissey.

Omastar - @Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Modest Nature
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Spikes
- Rapid Spin / Hidden Power [Electric]
Além de ser um ótimo sweeper de bases altas, pode tirar os malditos Stealth Rocks e Spikes do jogo, além de também usá-los.

Ludicolo - @Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Modest Nature
- Grass Knot
- Hydro Pump / Surf
- Ice Beam
- Hidden Power [Electric]
Ótima cover de tipos, com um bom Sp.Atk, tome cuidado apenas com as Blisseys indesejadas.

Ubers:
Aqui sim entra Kyogre e sua Ability estremamente boa, além do Sp.Atk massivo, Palkia entre outros também merecem um pouco de destaque durante a Rain constante, mas o Uber metagame não será muito focado abaixo:

Kyogre - @Choice Specs / Choice Scarf / Leftovers / Life Orb
Ability: Drizzle
EVs: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Modest Nature
- Water Spout
- Surf
- Thunder
- Ice Beam
Acho que não tenho muito o que comentar aqui, chegando a 438 de Sp.Atk é bem destrutivo, com qualquer item. É obrigatório a presença de um desses caso queira fazer um Rain Team em Uber metagame.

Palkia - @Lustrous Orb
Ability: Pressure
EVs: 4 Atk // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Hasty Nature
- Surf
- Spacial Rend
- Thunder
- Aqua Tail / Outrage
Ótimo mix, pega as Blisseys desprevinidas, que é uma das poucas coisas que param esse monstro durante Rain.

Manaphy - @Leftovers / Life Orb
Ability: Hydration
EVs: 80 HP // 252 Sp.Atk // 176 Spd
Timid Nature
- Tail Glow
- Rest
- Surf
- Ice Beam / Grass Knot
Com a Rain permanente Manaphy pode usar Rest a vontade e já acordar no mesmo turno. Tail Glow aumenta seu poder destrutivo, os outros moves são para Sweepar.

Ludicolo - @Leftovers
Ability: Rain Dish
EVs: 252 HP // 180 Def // 76 Sp.Def
Bold Nature
- Grass Knot/Surf
- Leech Seed
- Toxic
- Protect
Stalleia fácil, recupera 1/8 por turno + Leech Seed além de ter Protect, diria 1/4 do HP considerando o Protect. Toxic e Leech Seed juntos causam um bom dano, Grass Knot pra Groundons que acabam com o clima chuvoso ou Surf pra pegar STAB.

Kabutops - @Liechi Berry
Ability: Swift Swim
EVs: 252 Atk // 4 Def // 252 Spd
Adamant Nature
- Swords Dance / Flail / Aqua Jet
- Waterfall
- Substitute/Endure
- Stone Edge
Não mais como de antigamente, esse Kabutops ainda causa uns danos depois de Liechi Berry + Swords Dance, ou Liechi Berry + Flail, apesar de atualmente existirem muitos ataques de priorida como o Extremspeed de Rayquaza, use Substitute até chegar a 1 de HP.

Faintries:
Sim, um Rain Team possui muitos faintries, mas normalmente ninguém espera que vá enfrentar um time desses, por isso na maioria das vezes tem um só no time ou no máximo dois que possuam vantagem. Entre eles, está a gorda da Blissey, e em geral, Bulky Waters que absorvam Water e resistam bem como Milotic, Vaporeon, Slowbro, etc...

Fazendo sua escolha:
Como foi possível ver, existem vários Pokémon com características diferentes, ataques diferentes etc, e todos eles são uma boa escolha. Nunca tente fazer um time SÓ com Pokémon que se aproveitem de Rain, pegue sempre um que derrote o(s) maior(es) Counter(s) do seu time, ou que seja auxiliado por ele. Lembre-se que foram mostrados o que é a base de um Rain Team e foram dados apenas alguns exemplos, mas existem diferentes combinações possíveis para um time, explore esse lado e boa sorte nas lutas!

2 comentários:

  1. cara esse site é muito massa... continue com essas dicas que são muito interessantes!

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  2. Muito obrigado pelo elogio, nós nos esforçamos para fazer um blog ainda melhor.

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