Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pokémon da semana 044 - Electivire

Pokédex

Electivire, o pokémon raio. Ele empurra a ponta de suas 2 caldas contra o adversário, então libera mais de 20.000 volts. Desatento a ataques inimigos, ele se fecha, empurra suas caldas no inimigo, então liea alta voltagem. Quando sua carga elétrica amplia, faíscas azuis começam a estalar entre seus chifres.

Informação geral
Nome americano: Electivire
Nome japonês: Erekiburu
National Dex: #466
Espécie: Raio
Tipo: Elétrico
Gênero: 75% macho, 25% fêmea
Altura: 1,8m (5ft 11in)
Massa: 138,6kg (305,6lbs)
Cor: amarelo
Ability: Motor Drive (o pokémon fica imune a ataques tipo electric, incluindo Thunder Wave. Toda vez que for atingido com um ataque elétrico, ele recebe um boost de 1 estágio em sua speed).
Dex Entry (DP): Ele empurra a ponta de suas 2 caldas contra o adversário, então libera mais de 20.000 volts.
Dex Entry (Platinum): Desatento a ataques inimigos, ele se fecha, empurra suas caldas no inimigo, então liea alta voltagem.
Dex Entry (HGSS): Quando sua carga elétrica amplia, faíscas azuis começam a estalar entre seus chifres. 

Informação adicional
Tier: OU
Catch Rate: 30
Nível de felicidade quando capturado: 70
EXP até o lv.100: 1.000.000
Egg Group: Humanshape
EVs por derrotar Electivire: 3 atk
Base Stats:
- hp [75] 151º
- atk [123] 32º
- def [67] 244º
- sp.atk [95] 89º
- sp.def [85] 122º
- spd [95] 68º
- total: 540 48º
Fraquezas e resistências:
x2
Ground
x1
Normal, Fire, Water, Grass, Ice, Fighting, Poison, Psyquic, Bug, Rock, Ghost, Dragon e Dark
x1/2
Electric (sem Motor Drive), Flying e Steel
x0
Electric (com Motor Drive)


Como Capturar
DP: Trocar um Electabuzz enquanto ele segura o item Electrizer. Elekid evolui para Electabuzz no level 30. Elekid pode ser obtido na Valley Windworks (level 9)  e na rota 205 (no sul, level 10). Nos dois casos, é necessário colocar a FireRed no slot2 do DS ou DS Lite.

Platinum: Trocar um Electabuzz enquanto ele segura o item Electrizer. Electabuzz pode ser achado na rota 22, nos levels 39 a 41.

HGSS: Trocar um Electabuzz enquanto ele segura o item Electrizer. Electabuzz pode ser achado na rota 10 (levels 15 a 18) e na Safari Zone na Forest Area com 4 objetos Rock (level 41). Elekid evolui para Electabuzz no level 30. Elekid pode ser obtido em duas rotas do Pokéwalker: Amity Meadow (level 5) e Suburban Area (level 11).

Estratégia: Capture um Electabuzz ou Elekid (o evolua para Electabuzz) e depois troque segurando o item Electrizer. Esse item pode ser obtido com os Elekids de DP (existe uma pequena chance deles virem com o item), no Valley Windworks de Platinum, na Cerulean Cave de HGSS e na rota Amity Meadow do Pokéwalker depois de 2550 passos. 

Move Set

Overview

Electivire é um dos meus pokémon favoritos do metagame, sem dúvida. Ele possui um ótimo atk, uma speed e um sp.atk consideráveis, uma ability ótima, sem falar da sua variedade de ataques que fazem ele ser um dos pokémon que acertam mais tipos de todo o metagame. Sua habilidade faz com que ele ganhe várias possibilidades de Switch-in, pois além de garantir uma imunidade a mais, torna as capacidades de sweep do Electivire ainda maiores. Para ativar a habilidade, é só atrair ataques elétricos (por isso costuma-se usar vários pokémon Water e/ou Flying no time) e quando perceber que receberá um ataque Electric (mesmo que seja um Thunder Wave) troque para o Electivire e pronto, que comece o sweep.

O melhor amigo dos pokémon Water e Flying - versão física
- Thunder Punch
- Ice Punch
- Earthquake / Fire Punch
- Cross Chop
Item: Life Orb / Expert Belt
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Adamant

Comentários:
É o set mais conhecido do Electivire. Com Thunder Punch, Ice Punch, Earthquake e Cross Chop ele acerta 13 dos 17 tipos com super-effective. Thunder Punch é STAB, além de um ótimo ataque. Ice Punch para Dragons e Gliscor. Cross Chop para Steel, Walls tipo Normal (Blissey e Snorlax) e Tyranitar. Entre Earthquake e Fire Punch, Earthquake derrota Jirachi, Heatran e outros elétricos, enquanto Fire Punch derrota grandes Walls físicas, como Forretress, Bronzong e ainda derrota Scizor. Escolha o ataque que lhe pareça mais apropriado. A escolha entre os itens é pessoal: Life Orb faz o Electivire causar mais dano, porém faz ele perder 10% do HP a cada ataque, enquanto Expert Belt causa menos dano (e só fornece o boost em ataques super-efetivos), porém não faz o Electivire perder HP.

O melhor amigo dos pokémon Water e Flying - versão mixed
- Flamethrower
- Cross Chop
- Hidden Power Ice / Hidden Power Grass
- Thunderbolt
Item: Life Orb / Expert Belt
EVs: 40 atk - 252 sp.atk - 216 speed
Nature: Mild

Comentários:
A versão mixed do Electivire é mais versátil que a anterior, porém um pouco menos poderosa do lado físico (já que ele tem menos sp.atk, deve gastar mais EVs neste stat). Flamethrower para derrotar Steel e Walls físicas, como Forretress e pokéon Grass. Cross Chop tem a mesma função do set anterior. Thunderbolt ocupa a função do Thunder Punch, porém agora, o SATB do Electivire não receb influencia de Intimidates. Entre os Hidden Power, Ice é para derrotar Dragons e Grounds, e Grass para derrotar Swamperts. A escolha entre os itens é pessoal: Life Orb faz o Electivire causar mais dano, porém faz ele perder 10% do HP a cada ataque, enquanto Expert Belt causa menos dano (e só fornece o boost em ataques super-efetivos), porém não faz o Electivire perder HP.

O melhor amigo dos pokémon Water e Flying - versão choiced

- Thunder Punch
- Ice Punch
- Earthquake / Fire Punch
- Cross Chop / Low Kick
Item: Choice Band
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Jolly / Adamant

Comentários:
Esse set funciona ainda melhor com o Boost do Motor Drive. Com o boost na speed e o Choice Band, o Electivire terá recebido boost nos stats mais importantes para ele. Os ataques são os mesmos do primeiro set, porém é mais recomendado usar Low Kick no lugar de Cross Chop, por causa da accuracy maior. Entre as naturezas, Jolly aumenta ainda mais speed, permitindo que o Electivire ultrapasse, ou empate com mais pokémon, enquanto Adamant aumenta aumenta ainda mais o dano causado. 

O melhor amigo dos pokémon Water e Flying - versão sem fraqueza
- Thunder Punch
- Ice Punch
- Magnet Rise
- Cross Chop
Item: Life Orb / Expert Belt
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Adamant

Comentários:
Mesma coisa que o primeiro set, só que agora ele tem Magnet Rise. Quando entrar no ataque elétrico, verifique se o adversário irá trocar (provavelmente ele irá, dependendo do pokémon), se ele for, use Magent Rise para evitar os possíveis Earthquakes e Earth Power. A escolha entre os itens é pessoal: Life Orb faz o Electivire causar mais dano, porém faz ele perder 10% do HP a cada ataque, enquanto Expert Belt causa menos dano (e só fornece o boost em ataques super-efetivos), porém não faz o Electivire perder HP.

O melhor amigo dos pokémon Water e Flying - versão de meditação

- Thunder Punch
- Ice Punch
- Earthquake / Fire Punch
- Cross Chop / Low Kick

Item: Life Orb / Expert Belt
EVs: 4 HP - 252 atk - 252 speed
Nature: Adamant

Comentários:
É parecido com o set choiced, porém é mais demorado para funcionar completamente e o Electivire tem liberdade para mudar de ataque.Use Meditate no turno que o adversário for trocar, assim Electivire não perderá HP. Novamente Low Kick é mais recomendado do que Cross Chop. Entre Earthquake e Fire Punch, Earthquake derrota Jirachi, Heatran e outros elétricos, enquanto Fire Punch derrota grandes Walls físicas, como Forretress, Bronzong e ainda derrota Scizor. Escolha o ataque que lhe pareça mais apropriado. A escolha entre os itens é pessoal: Life Orb faz o Electivire causar mais dano, porém faz ele perder 10% do HP a cada ataque, enquanto Expert Belt causa menos dano (e só fornece o boost em ataques super-efetivos), porém não faz o Electivire perder HP.

Electivire Fainters
Quando Electivire não tem Hidden Power Grass, Swampert é seu maior Fainter. Pokémon Ground com uma defesa grande, como Donphan, Rhyperior e Hippowdon resistem um Ice Punch e podem usar Earthquake parad errotar a pilha ambulante. Dugtrio, com sua habilidade pode prender e derrotar os Electivires que não tiverem o Motor Drive ativado (um Dugtrio com Choice Scarf ultrapassaria um Electivire com Motor Drive ativado). As versões "eletrodomésticas" do Rotom podem muito bem aguentar os ataques do Electivire e ainda podem derrotá-lo com Shadow Ball ou outros ataques. Ataques prioritários, como Extreme Speed de Lucario, podem derrotar um Electivire enfraquecido por Life Orb. Pokémon Steel como Forretress e Bronzong não serão derrotados tão facilmente se o Electivire não tiver Fire Punch ou Flamethrower. Por último, se o Electivire mandar um ataque elétrico, você pode trocar para seu próprio Electivire e derrotá-lo com seu Earthquake.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário