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domingo, 1 de novembro de 2009

Matemática no Pokémon metagame

Muitas pessoas devem agora estar se questionando como a matemática interfere no pokémon metagame (batalhas). Na verdade interfere em muita coisa: desde os stats ao dano que o pokémon recebe. Estão aqui listadas as principais equações que o jogo usa, sua funções e como elas podem te ajudar.

STATS
->HP
((level x (( HP base x 2) + IV's + (EV's/4))) / 100) + 10 + level
->outros stats
(((level x ((base stats x 2) + IV's + (EV's/4))) / 100) + 5) x nature
Como ajuda: serve para você calcular os IV's do seu pokémon, ou então calcular a quantidade
necessária de EV's que o pokémon precisa para chegar a determinado valor de stat.
OBS.: quando se refere a nature quer dizer o quanto ela ajuda, podendo o valor ser 1.1 (se afetar positivamente o stat), 1 (se não afetar o stat) ou 0.9 (se afetar negativamente o stat).
EX.: Meu Ninjask está no level 50 e quero saber o IV de spd dele, sendo que a spd tem 210 pontos.
(((50 x ((160 x 2) + IV's + (252/4))) / 100) + 5) x 1 = 210. Simplificando a equação, obtemos que: ((50 x (320 + IV's + 63)) / 100) + 5 = 210 e finalmente descobrimos que o IV de spd do Ninjask é 27.

DANO
-> Fórmula 1 (em unidades de HP)
( [ { 0,84 x poder do ataque x valor do atk ou sp.atk com algum stat-up ou Choice Bands / def ou sp.def com algum boost nesses stats} + 2 ] x STAB x efetividade x boosts como Life Orb ou Muscle Band ) x valor randómico variando de 85 a 100 / 100
-> Fórmula 2 (em unidades de HP)
(((( 2 x level/ 5 + 2) x atk ou sp.atk x valor do ataque/ def ou sp.def) / 50) + 2) x STAB x efetividade x valor randomico entre 85 e 100/100
Como ajuda: faz o treinador perceber com quantos ataques são necessários para derrotar o pokémon adversário, ou também faz ele perceber quantos EV's o pokémon deve ser treinado.
OBS.: eu sei que a fórmula é complexa e dificil de ser aplicada, ainda mais com o valor variável de 85 a 100, mas vou tentar explicá-la. Stat-up quer dizer algum ataque como Swords Dance, STAB é um boost de 50% que o ataque recebe se ele for do mesmo tipo que o pokémon que o usa, se o ataque for STAB se coloca 1,5 no cálculo, se não se coloca 1. Efetividade se refere a tabela de fraquezas e resistências, se ele for 4 vezes resistente o valor é 0,25, duas vezes: 0,5, nem resistente nem fraco: 1, duas vezes fraco: 2, quatro vezes: 4.
EX.: Charizard sem nenhum item ou stat-up usa Flamethrower em um Venusaur que também está sem itens, em quantos ataques o Venusaur vai ser derrotado?
([{0,84 x 95 x 348/328} + 2] x 1,5 x 2 x 1) x 92/100. Simplificando, obtemos que: ([aproximadamente 84 + 2] x 3 x 0,92 e finalmente descobrimos que o dando seria de 237, significando que Venusaur seria derrotado com somente dois ataques.
CAPTURAR POKÉMON
-> Chance de capturar tal pokémon (em porcento)
(( 1 + ( MaxHP x 3 - HP atual x 2 ) x catch rate do pokémon x catch rate da pokéball x status ) / ( MaxHP x 3 )) / 256
Como ajuda: dá uma ideia mais clara para a pessoa das chances dela capturar determinado pokémon e o que vai ser necessário para isso.
OBS.: essa é uma das fórmulas mais fáceis do jogo, porém tem suas complicações: quando me refiro a status, quero dizer inflingir uma condição especial ao pokémon, só existem 3 que ajudam na captura, elas são: Frozen, Sleep e Paralysis, Burn e Poison não são aconselháveis, pois acabam matando o pokémon, e no na fórmula devem ser substituidos pelos seguintes números: 10 (Frozen e Sleep) ou 5 (Paralysis, Burn e Poison). Clique aqui para saber mais sobre as catch rates das melhores pokébolas.
EX.: Quero capturar um Arceus com 1 de HP Frozen com uma Dusk Ball a noite. Quais as minhas chances?
(( 1 + ( 381 x 3 - 1 x 2 ) x 3 x 4 x 10 ) / (381 x 3 )) / 256. Simplificando obtemos que:
(( 1 + 1141 x 120) / 1143 ) / 256 = ( 136921 / 1143 ) / 256 = 119 / 256 = 0, 46 ou seja 46 % de chance de você capturar o Arceus.
Espero que tenham gostado e até a próxima.

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