AS VOTAÇÕES JÁ COMEÇARAM!! VOTE NA GENTE!!!!

domingo, 28 de junho de 2009

guia pokémon - capturando pokés lendários

Capturar pokémon lendários é uma tarefa mais difícil do que se imagina. Pois várias coisas devem ser levadas em consideração: O tipo de pokébola, a cath rate do pokémon, sua condição especial e muito mais. Neste guia explicarei com detahes quem são, quais são e como se capturam os pokémon lendários.

pokés lendários, o que são:
os pokémon lendários são pokémon muito fortes e que tem uma função especial na lenda do mundo pokémon, existem 35 lendários ao todo. A seguir segue uma lista de cada continente e seus respectivos lendários.
Kanto/ planalto índigo:
Zapdos, Articuno, Moltres, Mewtwo e Mew.
Johto:
Suicune, Entei, Raikou, Ho-oh, Lugia e Celebi.
Hoen:
Regirock, Regice, Registeel, Kyogre, Latios, Latias, Groundon, Rayquaza, Deoxys e Jirachi
Sinnoh:
Uxie, Azelf, Mesprit, Dialga, Palkia, Heatran, Regigigas, Giratina, Cresselia, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymim e Arceus.

Em cada geração existem os trios lendários. Cada trio, exceto o quarto, receberam nomes. São eles: as aves lendárias (Zapdos, Articuno e Moltres), os cães lendários (Suicune, Entei e Raikou) e os 3 regis (Rgirock, Regice e Registeel). O trio da quarta geração é chamado por mim de trio dos seres (3 beings), pois cada um ensinou a humanidade o conhecimento/lógica/inteligência (Uxie), a emoção (Mesprit) e determinação/força de vontade (Azelf).

Dentro dos jogos existem 3 tipos de lendários: os que ficam parados só esperando a gente apertar A para começar a luta, os lendários cuja posição é variável, chamados de lendários que fogem, e que nós podemos encontrar a cada passo que demos em grama e o lendários que só podem ser capiturados por meio de eventos da Nintendo. De longe os lendários que fogem são os mais difíceis de serem capturados, justamente por ficarem mudando de lugar.

Lendários "parados":
Kanto/ planalto índigo: Zapdos, Articuno, Moltres, Mewtwo e Mew
Johto: Ho-oh, Lugia
Hoen: Regirock, Regice, Registeel, Kyogre, Groundon, Rayquaza
Sinnoh: Uxie, Azelf, Dialga, Palkia, Heatran, Regigigas, Giratina, Cresselia

Lendários que fogem:
Kanto/ planalto índigo: nenhum
Johto: Suicune, Raikou e Entei
Hoen: nenhum
Sinnoh: Mesprit e Cresselia

Lendários de eventos:
Kanto/ planalto índigo: nenhum
Johto: Celebi
Hoen: Deoxys e Jirachi
Sinooh: Darkrai, Shaymim e Arceus
Agora vou contar um pouco sobre cada lendário na ordem da National Dex, falando de sua participação nas lendas do mundo pokémon.

Articuno
É um pokémon lendário que controla o gelo, o bater de suas asas gela o ar, por isso que quando ele voa começa a nevar. Com sua longa cauda o seguindo, sua posição de voo é algo magnífico de se olhar. É uma ave lendária que dizem aparecer para pessoas desesperadas que estão presas em montanhas geladas. Pode criar uma nevasca congelando o ar do inverno. Dizem que suas belas asas são feitas de gelo.

Zapdos
Ave lendária que dizem morar nas nuvem que carregam trovões e raios, é que ele livremente controla os raios e a eletricidade. Ele ganah força quando é atingido por raios. Quando ele voa, faz barulho de estalos e de zumbidos, devido a eletricidade que carrega. Dizem que aparece nas nuvens quando estão caindo raios enormes. Quando ele bate as suas asas causa uma terrível tempestade de raios. Dizem que ele só aparece quando uma nuvem de raios de parte em 2 metades. Os raios que saiem de suas asas dizem que causam tempestades de verão.
Moltres
É a ave lendária que tem o poder de controlar o fogo. Se ele for machucado, dizem que ele afunda seu corpo no maga derretido para queimar e se curar. Aqueles que o veem ficam maravilhados com suas asas alaranjadas que parecem estar pegando fogo. A cada bater de asas de um Moltres é criado um turbilhão de fogo. Sua aparição indica que a primavera está póxima e o inverno no fim. Quando bate suas asas, até mesmo o céu da noite se torna vermelho. Migra do sul, junto com a primavera.

Mewtwo
Iqualmente como Porygon, Porygon 2 e Porygon Z ele foi criado em laboratório. Cientistas conseguiram o DNA do Mew e clonaram ele. Por sua tremenda força é considerado um lendário, além de ser um pokémon único, só existe 1 Mewtwo. Embora conseguissem criar um corpo, os cientistas não conseguiram criar um coração bondoso para ele. Foi criado a mando do líder da Team Rocket. Foi criado depois de muitos anos horríveis de divisão de genes e experimentos de engenharia. Por suas abilidades em batalha tenham se elevado ao máximo, ele só pensa em derrotar adversários. Se mantém sem mostrar emoção para conservar energia, para poder liberar toda sua força em batalha. Dizem que dorme silenciosamente numa caverna ainda não descoberta, foi criado somente para batalhar.

Mew
É o único pokémon que aprende qualquer ataque via TM (technical machine) e HM (hidden machine). E por causa disso, acreditasse que ele é o ancestral dos pokémon. Ele é um pokémon da América do Sul que se pensava que estava extinto. É dito que ele possui os genes de qualquer pokémon e pode ficar invisível quando quiser. Além de muito inteligente, ele é considerado uma miragem por muito experts, só foi visto por muitas poucas pessoas. Quando visto via microscópio seu fino e delicado cabelo pode ser visto. Ele aparece somente para pessoas que tem um bom coração e tem um grande desejo de vê-lo.

Raikou
Seu rugido parece com um trovão, ele manda ondas que cortam o ar e fazem o chão tremer como se fossem verdadeiros raios. É dito que descende dos raios. Ele encarna a velocidade dos raios, carrega uma nuvem de chuva que dispara raios a sua vontade, aparece quando um pokémon elétrico está em perigo. É dito que caiu junto com raio. Ele carrega energia em seu corpo, depois começa a correr, descarregando eletricidade para todos os lados.

Entei
Quando ruge é sinal de que um vulcão entrou em erupção em algum lugar do globo. Ele nasce do surgimento de um novo vulcão, e a cada nascimento de vulcão, outro Entei nasce. Ele atira um fogo que incinera tudo o que toca. Ele encarna a paixão do magma. Não podendo reter seu poder extremo, ele corre por envolta da Terra.

Suicune
Ele percorre o mundo para purificar águas poluidas. Ele corre junto com o vento do norte. Ele encarna a compaixão de uma fonte de água pura. Tem o poder de instantaneamente purificar água suja. O vento do norte assopra toda vez que ele aparece. É dito que ele é a reincarnação dos ventos do norte. Percorre o mundo sempre a procura de uma reserva de áqua pura.

Lugia
O poder que Luguia guarda em suas asas é tremendo, um simples bater de asas pode destruir várias casas, e para proteger o mundo, ele mora numa fenda no fundo do oceano. É dito ser o guardião dos mares. Existem rumores de que algumas pessoa já o viram durante uma tempestade. Se bater suas asas, pode causar uma tempestade de 40 dias. Dizem que tem o poder de acalmar as tempestades.

Ho-oh
Suas penas tem 7 cores que mudam de tonalidade dependendo do ângulo que a luz bate nelas, e acreditasse que se alguem o ver terá felicidade eterna. Acreditasse que ele more no topo de um arco-íris. Também acreditasse que o arco-íris possa ser formado pela rota de voo do Ho-oh. Ele voa pelo mundo todo continuamente com suas belas penas. Ele aparece para os treinadores de bom coração mostrando o brilho de suas penas da cor do arco-íris.

Celebi
Tem o poder de viajar no tempo, mas é dito que só viajar para tempos pacíficos. Ele veio do futuro, e quando ele volta no tempo acreditasse que um futuro belo e bom nos aquarda (o que a pokédex de DPPt diz entra em conflito com o que a pokédex de RSE diz, já que uma diz que ele volta para tempos mias tranquilos e a outra diz que se ele volta é porque um futuro bom nos aquarda, se ele volta é porque o futuro não é tão bom assim). Quando ele viaja novamente no tempo e sai da floresta que estava ele deixa um ovo que ele trouse do futuro. Grama e árvores florescem nas florestas que ele aparece. É conhecido como o guardião d floresta, aparece aonde florestas bonitas existirem.

Regirock
Ele foi preso por pessoas no passado e se danificado em batalha, ele buscará pedras para poder se reconstruir. Não possui coração nem cérebro, é um mistério até para cientistas atuais. Seu corpo é totalmente composto de pedras e foi constatado que essas pedras eram de locias diferentes do globo.

Regice
Seu corpo foi feito durante uma era glacial (a mesma do filme A Era do Gelo) e seu corpo não pode ser derretido nem se for imerso em magma de tão frio que é. Ele controla o gelo a 328° Fahrenheit negativos, objetos congelam só de estra perto dele. Estudos recentes afirmam que o gelo encontrado do seu corpo é igual ao gelo encontrado no polo sul.

Registeel
Registeel foi aprisionado por pessoas no passado e devido a pressão subterrânia de 10 mil anos, seu corpo não pode ser arranhado. Seu corpo é formado pelo metal mais resistente do mundo que aparentemente não é da Terra, ninguem faz ideia do que esse pokémon come. Além de ser dura, a pele dele pode se esticar e diminuir com faciliade. Seu corpo é flexível e acreditasse que é oco por dentro.
Latias
Sua pele é formada por uma camada que reflete a luz, podendo se tornar invisível. Ela é fortemente sensível a emoção das pessoas, se sentir alguma hostilidade, ela solta um som que intimida o adversário. Ela é extremamente inteligente e pode entender a linguagem humana e se comunicar com ela usando telepatia. Ela pode alterar sua aparência ao refreger a luz do sol que a toca.
Latios
Ele tem a abilidade de fazer seu oponente veja uma imagem de algo que já tenha visto ou algoque esteja pensando. É altamente inteligente e intende a língua humana. Ele só abrirá seu coração para um treinador com um espírito de compaixão. Ele pode voar mais rápido que um avião a jato só dobrando suas asas para diminuir a resistência do ar. Mesmo se escondendo, ele pode detectar a localização dos outros e sentir suas emoções a partir da telepatia, seu alto nível de inteligência permite entender a língua humana. Tem um temperamento docil e não gosta de lutas. Pode voar mais rápido que um avião a jato só por dobrar suas asas.

Kyogre
É dito que ele alargou os mares causando temporais. Esteve dormindo numa fenda marítma. Kyogre tem o poder de criar enormes nuvens de chuva que cobrem todo o céu e criam um temporal torrencial. Ele é citado na mitologia como o pokémon que criou o mar e o espandiu cobrindo a terra com chuvas torrenciais e horríveis ondas gigantes, dormiu depois de uma terrível e duradoura batalha cataclísmica contra Groundon. Tem o poder de controlar a água.
Groundon
Groundon foi descrito na mitologia como o pokémon que levantou a terra e expandiu continentes. Tomou um longo descanso submerso em magma depois de uma batalha cataclísmica contra Kyogre. Tem o poder de descipar as ondas de chuva e evaporar a água com luz e calor, ele veio como um salvador para as pessoas que estavam sofrendo de inundações terríveis. Tem o poder de controlar a terra e é dito que ele a criou e que ele a representa. Dizem que quando acorda faz vários vulcões entrarem em erupção.
Rayquaza
Ele morou por milhões de anos na camada de ozonio da Terra, nunca descendo para a superfície. Aparentemente ele se alimenta de áqua e outras partículas existentes na atmosfera. Sua existência até pouco tempo era desconhecida por viver tão alto no céu. Ele voa incansavelmente na camada de ozônio, e só diria descer para terra se Groundon e Kyogre fossem lutar novamente. Sua posição de voo lembra a forma de um meteoro.
Jirachi
Uma lenda diz que Jirachi torna realidade qualquer desejo que é escrito em um de seus papeis que ficam em sua cabeça ao acordar. Se detecta perigo, ele luta sem prectsar estar acordado. Ele irá acordar de um sono de mil anos se você cantar para ele com uma voz de pureza, dizem que realiza qualquer desejo que pedem a ele. Enquanto dorme uma espécie de concha cristalina resistente o envolve para sua proteção contra inimigos. Só acorda por um período de 7 dias a cada 1000 anos, que é a época que acreditam que ele realiza os desejos.

Deoxys
Uma espécie de vírus extraterrestre que caiu na Terra por um meteoro sofreu uma mutação súbita por causa de uma exposição a um raio laser e resoltou no Deoxys. O orgão cristalino no meio de seu peito aparentemente é o seu cérebro. Surgiu de um vírus que veio do espaço, tem alto nível de inteligência e tem muito poderes psicoquinéticas (se estiver escrito errado, me avisem), ele atira raios do orgão cristalino que fica no centro do peito. Seu corpo é configurado a ter um alto nível de velocidade e agilidade. Ele se transformou em esta forma agressiva e para confundir seus adversários ele altera sua forma para mais defensiva, mais ofensiva ou mais rápida. quando muda a forma, é cercado por uma aurora, absorve ataques mudando sua estrutura molecular.
Uxie
Conhecido como a essência do conhecimento, é dito que pode apagar a memória daqueles que o verem os seus olhos. Seu nascimento trouxe a inteligência aos humanos para melhorar seu estilo de vida. Quando ele voou, as pessoas ganharam a habilidade de resolver problemas, assim nasceu o conhecimento.

Mesprit
Conhecido como a essência da emoção. Ele ensinou aos humanos a noção de dor, alegria e tristesa. Dorme no fundo do lago, é dito que seu espírito deixa o seu corpo para ficar sobrevoando a superfície do lago. Quando ele voou, as pessoas aprenderam as felicidades e as tristesas da vida, assim nasceu a emoção.

Azelf
Conhecido como a essência da força de vontade. Dorme no fundo de um lago para manter o mundo em equilíbrio. Pensam que Uxie, Mesprit e Azel virem do emsmo ovo pokémon. Quando ele voou, as pessoas ganharam a determinação de fazer coisas, assim nasceu a força de vontade.

Dialga
Tem o poder de controlar o tempo. Aparece nas lendas de Sinnoh como uma antiga divindade. É falado em lendas, a roda do tempo começou a girar quando o Dialga foi criado. É um pokémon lendário de Sinnoh, é dito que quando seu coração bate, o tempo avança.

Palkia
Tem a abilidade de distorcer o espaço. é discrito como uma divindade na mitologia de Sinnoh. É dito que vive numa brecha dimencional paralela a nossa. O espaço se torna mais estável a cada vez que ele brea. É um pokémon lendário de Sinnoh.

Heatran
Ele mora em cavernas vulcânicas, ele cava com suas patas em foma de X para ficar preso em telhados e no teto. Sua pele é felta de um ferro acidentado, mas tem umas áreas derretidas por causa de seu própio calor.

Regigigas
Existe uma lenda antiga que diz que este pokémon amarrou os continentes com cordas. É dito que ele fez pokémon que pareciam com ele de uma montanha especial de gelo, pedra e magma. Segundo a lenda, ele "criou" os 3 regis.

Giratina
Um pokémon que dizem viver num mundo reverso ao nosso. Ele aparece em um antigo cemitério. Foi banido pela sua violência pelo Deus. Silenciosamente ele olha o mundo antigo pelo Distortion World (mundo distorcido em português). Apresenta 2 formas, uma, a de origem, só existe no Distortion World ou quando ele segura um determinado item, e a outra, alterned form, é a forma qm que ele se apresenta no mundo real.

Cresselia
Partículas brilhantes são liberadas de suas asas como um véu. É dito que representa a lua crescente. Nas noites que voltam a lua minguante a aura que fica em sua cauda se estende e se ondula de forma muito bonita.
Phione
Um pokémon que vive em mares quentes. Ele infla o seu saco de flutuação na sua cabeça para se locomover e procurar por comida. Ele sempre volta para onde nasceu, não importando a distância.

Manaphi
Nascendo das profundesas frias do mar, ele sempre volta ao seu lugar de nascimento não importando a distância. A água compõe 80% do seu corpo, ele é facilmente afetado pelo ecossistema. Nasce com um poder incrível de fazer amizades com qualquer pokémon.

Darkrai
Pode fazer as pessoas dormirem e fazer com que elas sonhem. Ele age durante as noites da lua nova. O folclores nos conta que em noites sem lua ele faz com que as pessoas tenha pesadelos horríveis. Para se proteger, ele aflinge quem está ao seu redor com pesadelos, porém ele não representa perigo. No decorrer da história depois que ele é capturado, uma voz te diz que ele causa pesadelos em qualquer um e qualquer objeto que esteja perto dele e por isso ele foi posto perto da Full Moon Island e perto da Cresselia, dizem que essa voz é do Arceus.

Shaymim/Shaymim
Vive em locais de criação de flores e evita ser detectado se curvando ficando parecido com uma planta florida. Dissolve as toxinas do ar para instantaneamente transformar terra morta em um terreno cheio de flores. As flores em volta de seu corpo vão florecer se ele for abraçado amavelmente e sentir gratidão.

Arceus
É descrito na mitologia como quem deu forma ao universo com seus 1.000 braços. É dito na mitologia que Ele nasceu até mesmo antes no universo. É dito que surgiu de um ovo em um local que ainda não existia nada, e depois gerou o universo. Ele é o Deus pokémon e por todo o continente de Sinnoh estão espalhadas placas que narram seus feitos, são ao todo 17 uma para cada tipo, ele também pode ter o tipo que quiser é só estra segurando uma das placas. É dito que ele se dividiu em 3: o Arceus que encontramos no jogo, Dialga e Palkia, mestres do tempo e do espaço. E 3 seres foram criados para unirem o tempo e o espaço, esses 3 seres seriam Uxie, Mesprit e Azelf. Arceus também é conhecido como The Original One ou O Único Original.

Minha interpretação de como e quando cada lendário apareceu na história do mundo pokémon: Arceus criou o universo e depois se dividiu em Arceus, Dialga e Palkia. Foram criados as galáxias, os planetas etc. Arceus criou Mesprit, Uxie e Azelf para equilibrarem o mundo. Depois para mim existem 2 versões: Mew teria surgido antes de Groundon e Kyogre, como diz na lenda, só que como ele iria viver sem áqua para beber e terra para descansar? A outra é que Kyogre e Grondon nasceram junto com Rayquasa e teria começado a luta cataclísmica. Depois surgiu o Mew e a partir daí a evolução começou a seguir seu rumo natural. Sendo esses lendários para mim os mais imortantes na minha interpretação da mitologia. Quanto aos outros, eu creio que foram criados antes que o resto dos pokémon já que eles são essesciais para o ecossistema do planeta. Para mim Darkrai e Cresselia nasceram ao mesmo tempo, já que eles tem os poderes reversos (Darkrai na lua nova e Cresselia na lua cheia). Latios e Latias são irmãos o que diz de cara que nasceram na mesma época, acreditando eu que Latios é mais velho que sua irmã e Manaphi e Phione são parentes com certeza, só mais distantes do que irmãos. Alguns pokémon lendários como os trios (aves, cães e regis) por exemplo, não necessáriamente foram criados antes do resto dos pokémon. Vocês devem ter percebido que eu falei muito "é dito", "dizem", etc. é porque alguns lendários são realmente lendas, poucas ou até nenhuma pessoas os viram, tudo que conhecem é sobre eles é o que está nos livros de história pokémon, claro que me refiro às pessoas do mundo pokémon.

Agora que já falei de todas as lendas do mundo pokémon, vou falar como capturá-los. Vou dividi-lo em partes cada parte falando um detalhe importante que deve ser levado em consideração.

1º parte - catch rate
Existem dois tipos de catch rate: o do pokémon e do da pokébola.
Cath rate do pokémon: é um número que indica a facilidade de se capturar um pokémon, quanto maior o número, mais fácil de se capturar, quanto menor, mais difícil. A catch rate do pokémon varia de 3 até 255.
Catch rate da pokébola: é a chance da pokébola funcionar, se ela vai capturar o pokémon ou não. Cada pokébola tem sua específica catch rate. Funciona do mesmo jeito que a cath rate dos pokémon, quanto maior, mais fácil. As tachas de catch rate das pokébolas variam de 1 a 4. Um link do serebii (está em inglês) com todas as catch rates do jogo: http://www.serebii.net/games/capture.shtml . Vou postar aqui as mais poderosas:
- master ball - catch rate = 255
- dusk ball (DPPt) - cath rate = 4 (de noite) = 1 (de dia)
- timer ball (RSE DPPt) - catch rate = 4 (depois de 30 turnos) = 1 (antes de 30 turnos)
- fastball/quickball (GSC DPPt) - catch rate = 4 (no primeiro turno) = 1 (depois de 4 turnos)
- netball (FRLG RSE DPPt) - catch rate = 3 (se for um pokémon aquático ou inseto) = 1 (se for de um tipo diferente)
2º parte - condição especial
Afetar o pokémon oponente com uma condição especial também ajuda muito a capturar o pokémon, Burn e Poison/Toxic não são aconselháveis pois acabam matando o pokémon sem querer. Ataques que deixam o oponente confuso também não são aconselháveis já que ele pode acabar se matando também. Lista de melhores condições especiais para capturar o pokémon e ao lado o quanto ajuda na captura:
- Frozen - 10
- Sleep - 10
- Paralysis - 5
3º parte - enfraquecendo o pokémon
É a parte mais fácil para se fazer, o problema é como deixar seu HP num nível muito baixo sem matá-lo. Evite ataques muito fortes para não correr o risco de matá-lo e eviste também usar usar ataques cujo oponete é imune, como ataques fantasmas em oponentes normais, a não que você use o ataque Foresight (explicarei sobre ele no final deste parágrafo). O ataque False Swipe é um ataque muito especial que é normalmente deixado de lado por alguns jogadores, estão muito errados pois é um dos melhores ataques para capturar qualquer pokémon, não só os lendários. Ele é um ataque que causa dano ao oponente até pelo menos ele ficar com 1 HP. É um ataque que tem 40 de base power. Ele é do tipo normal então é bom o pokémon ter o ataque Foresight com você pois faz com que pokémon fantasmas, como Giratina, levem dano de ataques normais.

4º parte - matemática
Os jogos de pokémon tem uma formula própia para caucular a chance de captura dos pokémon, um cara lá no forum do smogon (X - act) conseguiu fazer um cáuculo bem parecido:

(( 1 + ( MaxHP * 3 - CurrentHP * 2 ) * CatchRate * BallRate * Status# ) / ( MaxHP * 3 )) / 256
Agora usando a matemática (e a cauculadora que vem no pc) vamos resolver isso. Vou usar Arceus como exemplo:
(( 1 + ( 381 * 3 - [vamos supor que é] 370 * 2 ) * 3 * [se usar-mos duskaball a noite] 4 * [Frozen] 10 ) / ( 381 * 3 )) / 256
Fazendo todas as contas dá que a porcentagem de se captura de um Arceus de HP 370 completo é 16%. Mas se usarmos o ataque False Swipe teremos certeza de que ele ficará com 1 de HP, então as chances de captura de um Arceus à noite de 1 de HP sobe para 46%. 30% a mais do que com o HP completo.
Mas se usarmos o ataque False Swipe teremos certeza de que ele ficará com 1 de HP, então as chances de captura de um Arceus à noite de 1 de HP sobe para 46%. 30% a mais do que com o HP completo.

5º parte - estratégia
Não adianta seguir todas essas dicas se não souber como se batalha contra cada tipo de lendário. Sempre tem que ter algum tipo de estratégia para poder capturá-lo rápido sem perder muito HP. Antes de você batalhar com um lendário é quase obrigatório saber os ataques que ele sabe, para poder montra uma estratégia adequada. Como por exemplo:
- Kyogre e Groundon sabem Rest, mas tem também uma habilidade que faz com que sempre chova e fique ensolarado, respectivamente, então é só tirar o HP deles e quando eles usarem Rest, trocat para um pokémon que saiba Thunder (Kyogre)/Solar Beam (Groundon) para tirar HP deles enquanto dormem e depois jogar pokébolas neles. OBS.: isso não é uma estratégia apropiada, é só um aviso para usar o melhor do oponente contra ele, ou seja, usar os ataques mais fortes deles contra eles e aprender a não levar dano deles. Leia sobre quais os ataques eles usam e monte uma estratégia apropiada e bastante útil. Logo farei um post sobre estratégias e ataques recomendados para capturas e batalhas.
Eu sempre uso uma estratégia bem simples para capturar os lendários de pokémon Diamond:
- eu levo comigo um pokémon com Defog [eu uso um Empoleon] (diminui a Evasines) e outro com Hypnosis [eu uso um Gengar] (deixa o pokémon dormindo) e outro com um level baixo [eu uso um Bibarel] (por volta de 20). Primeiro começo atacando com Defog umas 5 veses para diminuir a Evasines e depois troco para o poké que sabe Hypnosis e ponho ele para dormir, enquanto dorme mando meu pokémon fraco para causar dano nele até ele ficar com o HP no vermelho, depois fico usando False Swipe e tacando Duskballs, Ultraballs e Nestballs até capturá-lo. OBS.: essa não é a melhor estratégia para capturar lendários (não está nem perto!!), mas é a que eu uso e que até agora não falhou comigo, logo farei um post sobre estratégias e ataques recomendados para capturas e batalhas.
6º parte - nature
Para se assegurar que aquele pokémon é o que você quer, salve o jogo antes da batalha e sempre vá batalhar com o lendário de preferência com um espaço livre no seu time, para ver se tem a nature que deseja. Pokémon que fogem não mudam a natureza a cada vez que você batalha com ele. A habilidade Syncronize é uma habilidade muito especial, dentro de uma batalha ela faz com que se seu pokémon estiver com alguma condição especial o oponente também fique, mas fora da batalha ela tem uma grande capacidade: ela faz com que o pokémon que você esteja batalhando tenha 50% de chance de ter a mesma nature que ele e para isso ele só precisa ser o primeiro pokémon do seu time, podendo estar fainted (quando seu HP acaba) ou não.
7º parte - lendários que fogem
Para se pegar os lendários fugidos fica um pouco mais complicado, mas nada impossível. O ataque Mean Look prende o pokémon na arena, se seu pokémon for mais rápido e acabar atacando antes que ele fuja. Pokés lendários que fogem só ficam na batalha por 1 turno e depois fogem, por isso ter um pokémon rápido com ataque mean look é essencial, quando fogem eles continuam com uma condição especial se forem atacados por um ataque que dá condição especial. Recomendo usar a masterball para capturá-los, economisará tempo, mas se quiser quardá-la, é só seguir essas dicas: quando achar o lendário peloa primeira vez certifíquesse de botar o pokémon para dormir, em seguida ele fugirá. Quando achá-lo de novo, use Mean Look e comece a tirar o HP dele, e jogue várias Ultraballs e afins para capturá-lo. ATENÇÃO: Raikou e Entei nas versões FRLG sabem Roar e se eles usarem, é adeus para sempre para a chance de capturá-los.
Espero que tenham gostado e até o próximo post.
Fonte: Imagens do site Arkeis.com e informações sobre catch rate e as dex-entrys dos lendários ao Serebii, Psypokés e Smogon.
gba.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Data de lançamento de Pokémon HG e SS

Foi divulgado site oficial dos jogos sua data oficial de lançamento lá no Japão: 12 de setembro de 2009. Provavelmente os jogos em inglês demoraram mais uns 3 meses para sair, lá pra novembro ou dezembro. Obrigado ao serebii pela ótima notícia.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

guia pokémon - stats

Todo mundo sabe que desde GSC existem 6 stats diferentes: HP, Atk, Def, Sp.atk, Sp.def e Spd. Outra coisa que muitos sabem é que existem certos ataques que diminuem ou aumentam esses stats, exemplos: Growl, Dragon Dance, Harden, Bulk up, etc (são conhecidos como modifiers moves). Esses ataques aumentam e diminuem nossos stats usando uma tabela de estágios, que é a nomeclatura usada nos jogos de pokémon. Agora vou explicar o que são os estágios.

Tabela:


No começo da batalha o estágio de todos os stats é 0, e quando um modifier move é usado, o estágio aumenta ou diminui, e aí o multiplicador é aplicado ao stat. Por exemplo: no começo da batalha meu Gyarados usa Dragon Dance e seu atk e sua spd são aumentados em 1 estágio. Se usar outro Dragon Dance meu Gyarados vai ficar com 2 estágios em seu atk e em sua spd. O máximo que se pode aumentar ou diminuir um stat é 6 veses, tentar mais que isso só vai fazer o ataque falhar. Vejamos mais alguns exemplos:
  • meu pokémon atual usa Swords Dance (atk +2), mas é atacado por Charm atk -2) . Seu estágio atual é 0 então não aumenta nem diminui.
  • meu pokémon usa Iron Defence (def +2), mas é atacado por Screech (def -2), e depois usa Iron Defence de novo. Seu estágio atual (+2 -2 +2 = +2) é +2, então sua def é dobro da original.
  • meu pokémon usa Agility (spd +2) e leva 4 String Shot (spd -4). Sua spd final é de -2 estágios, sendo a metade da original.
Também existem 2 stats que são iguias a todos os pokémon e também posuem uma tabela, são eles a Evasion e a Accuracy.
Tabela:
Assim como nos outros stats assim que a batalha começa estes aqui também estão no estágio 0. Usar um Double Team tem o mesmo efeito que atacar o oponente com Flash. Enquanto usar ataques de evasion aumenta os estágios, os de accuracy o diminui. A determinação de que se um ataque certa o pokémon é simplesmente [pokémon atacante accuracy] x [pokémon atacado evasines]. Vamos a alguns exemplos:
  • meu pokémon usa Double Team (evasines +2) duas vezes. A accuracy total do ataque é de: (60%) x (100%) = 60%
  • meu pokémon leva Flash (accuracy -2) duas vezes. A accuracy total do ataque é de: (100%) x (60%) = 60%
  • meu pokémon ataca com Double Team 6 vezes (evasines +6) e ataca também com Flash 6 veses (accuracy -6). Sendo que os dois stats são separados, isso é uma coisa legal e que cada stat está com 6 estágios. A accuracy total do ataque é de: (33%) x (33%) = 11%
ambém existem algumas abilitys que aumentam os stats. As abilitys Chlorophyll, Compound Eyes, Huge Power, Minus, Plus, Pure Power, Sand Veil e Swift Swim aumentam 1 estágio um determinado stat. As abilitys Clear Body, Hyper Cutter, Keen Eye e White Smoke impedem que o opoonente diminua os stats do pokémon, mas isso não impede que seus stast não sajem abaixados por culpa do própio pokémon (como em um efeito colateral de um ataque como Curse ou Overheat). As abilitys Guts e Marvel Scale aumentam um certo stat por 1 estágio quando o pokémon está afetado com Burn, Freeze, Paralyze, Poison ou Sleep. A ability Intimidate diminui 1 estágio o atk do (ou dos se a batalha for em dupla) pokémon inimigo, pokés com as abilitys Clear Body, Hyper Cutter, Keen Eye ou White Smoke ou com o ataque Mist impedem que isso aconteça com eles. A ability Speed Boost aumenta 1 estágio de sua spd a cada turno, e depois de 6 turnos e se ele não sofrer com nenhum ataque que diminui atk, sua spd está no máximo.
Até a próxima e espero que tenham gostado.
gba.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Informações

Galera,
não posto há um tempo porque estou trabalhando num projeto aqui no tamer e assim que acabar espero que gostem.
Além disso, postei recentemente do gametamers (link ao lado) informações atualizadas sobre Pokemon Heart Gold e Soul Silver, ainda existem muitas outras informações sobre os jogos que irei postar aqui mas, postei lá e estou sem tempo de copiar pra cá. Bom, é só isso.

Até a próxima.